“Filho, vai arrumar seu quarto já!” Que criança nunca recebeu, e que pai nunca proferiu essa ordem? A desorganização das crianças é um fator que costuma gerar embates homéricos dentro de casa e desgastar tantos os pais como os filhos. Mas não precisa ser assim.
Leia também:
Aos 3 anos, filho já pode ajudar a arrumar bagunça
Tarefas que crianças podem fazer
4 anos e meio: convide seu pequeno para cozinhar
A personal organizer (e também mãe) Ingrid Lisboa defende que nenhuma criança nasce bagunceira: este é um hábito aprendido pelos pequenos desde o início da vida. Sendo assim, é relativamente simples mudar essa característica. Basta ensinar os bons modos e, principalmente, dar o exemplo desde cedo.
Como? A especialista dá dicas para plantar a sementinha da organização nos filhos, de modo que se tornem jovens mais disciplinados. Além de aumentar a harmonia no lar (e tirar das costas dos pais parte do peso das tarefas domésticas), esse ensinamento será muito útil para a vida adulta do seu filho. Ingrid aconselha como fazer isso e indica a idade certa para delegar cada tipo de tarefa às crianças:

2 anos e meio: a criança já pode ajudar o pai ou a mãe a reorganizar os brinquedos após cada brincadeira.

4 anos: já é possível ser mais responsável pela arrumação dos brinquedos.

5 anos em diante: aos poucos, ensine e delegue ao filho a tarefa de arrumar a mesa da refeição e retirar os pratos de todos depois, por as próprias roupas no cesto da lavanderia e arrumar a cama.

6 anos: ele pode se encarregar de arrumar a própria mochila da escola e da prática esportiva.

Dê o exemplo. “Descobri bem cedo que meu filho fazia não o que eu ensinava, mas precisamente o que eu fazia. Ou seja: se eu quisesse que ele guardasse os brinquedos nas caixas corretas, teria não de mandar, mas de fazer junto”, diz Ingrid.

Elogie sinceramente. Elogiar é um ato importantíssimo para desenvolver a autoestima da criança, bem como reforçar bons comportamentos. Porém, Ingrid salienta: “cuidado com elogios excessivos ou pouco sinceros.”

“Se você ensinar a criança a dobrar camiseta, por exemplo, ela verá que sua dobra ficou melhor. Nada de dizer, portanto, que a dobra dela está incrível. Ela deve saber reconhecer que a dobra que consegue fazer hoje está boa, mas, com treino, pode melhorar”, aconselha.

Inclua a criança na rotina de organização e limpeza. Dê ao seu filho a responsabilidade sobre algumas tarefas domésticas, para que ele perceba que, para ficar em ordem, a casa precisa da ajuda dele.