As ervas daninhas não só afetam a beleza estética de seu jardim como prejudicam as demais plantas, uma vez que roubam seus nutrientes minerais e água do solo. Como são mais resistentes que as demais, crescem mais rápido e utilizam de forma predatória todo o espaço do solo, comprometendo a saúde das outras.
Assim, para que você tenha um local bonito e saudável, é necessário aprender como eliminar as ervas daninhas.
O Lar Total traz para vocês algumas dicas de como ter um jardim perfeito e evitar que essas “pragas” apareçam e passem a competir pelos nutrientes do solo ou ainda tragam insetos nocivos e doenças.
Como evitar o aparecimento das ervas daninhas
Conforme falamos, as ervas daninhas crescem muito rápido, sendo mais fácil evitar seu aparecimento do que combatê-las. Separamos diversas formas de barrá-las no seu espacinho e deixar a casa mais florida.
Comece limpando
O primeiro passo é retirá-las antes do plantio das demais espécies vegetais, fazendo basicamente uma limpeza no terreno onde serão plantadas.
Insetos
A utilização de inimigos naturais como os insetos, antes de plantar, também é uma possibilidade e uma alternativa em relação aos exterminadores químicos, que podem também, futuramente, prejudicar as demais plantas cultivadas.
Hebicidas
Partir para usar herbicidas não é totalmente proibido, mas é preciso prestar atenção se esse tipo de produto não irá influenciar no crescimento e na saúde das plantas ali localizadas.
Barreiras físicas
Pode-se ainda fazer o procedimento por meio das chamadas barreiras físicas contra ervas daninhas como cobertura morta, inundação, entre outros.
Mais dicas
Outra dica importante é deixar sempre os utensílios para cuidar do jardim limpos e higienizados. Deve-se ainda observar no momento da compra das mudas, se o estabelecimento que os vende possui esse tipo de controle.
Preparadas para salvar seu espaço das ervas daninhas? Um jardim bonito atrai beija flores e os olhares de todos seus visitantes.