Quando as temperaturas começam a subir, anunciando o fim do inverno, algumas peças começam a ser colocadas de lado. Além de guardar as roupas quentes, os edredons e cobertores mais pesados também vão para dentro do armário até o próximo ano. Como passarão muito tempo guardados, é necessário tomar alguns cuidados para manter a peça segura durante o período.
Leia também:
Como arrumar a cama com elegância e estilo
Como escolher a cama certa
Erros comuns na hora de lavar roupa
Como lavar
Antes de guardar as peças de inverno é fundamental lavá-las. Se os edredons e cobertores não cabem em sua máquina de lavar, leve-os a uma lavanderia para higienização. Se a lavagem for feita em casa, atenção redobrada ao colá-la para secar – os tecidos devem estar completamente secos, para não correr o risco de mancharem, ficarem com cheiro de mofo ou acumularem fungos e bactérias nocivos à saúde.
Como dobrar
O jeito de dobrar o edredom vai depender do espaço disponível no armário. Escolha uma dobra-padrão e faça igual em todas as peças, assim, não há risco de os tecidos ficarem amarrotados. Para facilitar o processo, uma dica é dobrar os cobertores até quatro vezes, de maneira que formem um quadrado.
Como guardar
Evite guardar cobertores e edredons em sacos plásticos, isso pode produzir umidade e facilitar o desenvolvimento de microrganismos que provocam alergias. A melhor forma de guarda-lo é em embalagens a vácuo, disponíveis no mercado, que também têm a vantagem de diminuir o volume dos tecidos.
É importante lembrar que as peças devem ser guardadas o mais longe possível de qualquer fonte de umidade, como ar condicionado. Uma boa dica para manter as peças mais seguras é colocá-las nos armários mais altos.