O hábito parece inofensivo porque a tarefa já está entre as ‘necessidades diárias básicas’ de todo ser humano. O fato é que lavar a louça parece algo sem segredo, mas pode ter algumas implicações, caso os utensílios domésticos sofram alguma avaria. Potes plásticos e panelas quando danificados, por exemplo, podem esconder agentes capazes de causar intoxicação alimentar.
Leia também:
7 dicas úteis para economizar água na hora de lavar a louça
Como limpar máquina de lavar louça
11 truques para lavar a louça melhor e mais rápido
Para conservar melhor sua louça e evitar outras consequências, evite 9 hábitos comuns:
1. Abrasão demais
Usar o lado verde da esponja em vasilhas de acrílico, plástico e vidro delicado, acaba riscando as superfícies. Essas fissuras, quando mal higienizadas, podem agir como verdadeiras guardiãs de fungos e bactérias, causando prejuízos enormes ao organismo.
2. Descuido com facas
O mesmo erro de esfregar demais pode pôr facas em risco. Cuidado com abrasivos, como esponjas e palhas de aço, que podem fazer qualquer utensílio de corte perder o fio. Além de também riscar a lâmina inoxidável de liquidificadores e outros processadores.
3. Negligência com madeira
Tábuas e colheres de pau podem acumular sulcos que absorvem sujeiras difíceis de limpar, aumentando as chances de contaminação de alimentos. Como os utensílios são propícios à proliferação de bactérias, capriche na emoliência, usando o molho pra remover todo resto de comida e tente secar no sol.
4. Risco por dentro
Não se deve arear panelas na parte de dentro. Toda a substância química do metal se solta e depois vai parar dentro da sua comida. As panelas mais perigosas são as de alumínio, teflon arranhado, antigas de cerâmica, ou esmaltadas. Elas liberam metais pesados, entre eles alumínio, cádmio e chumbo, que contaminam os alimentos e consequentemente quem os consome.

5. Reuso da esponja de aço oxidável
Com tantas opções disponíveis e acessíveis de palhas de aço inoxidável, abandone a velha esponja com mil e uma utilidades. Ela enferruja rapidamente quando fica na pia esperando o próximo uso, acumulando também restos de comida e microorganismos.
6. Excesso de sabão
Deixar a esponja sempre saturada de sabão, não permitindo nunca a lavagem integral da mesma, transfere consequentemente a proliferação de bactérias para a próxima louça.
7. Maltrato de cristais
Duas atitudes prejudicam muito a durabilidade de vidros de cristais, como copos e taças: deixar o sabão secar na superfície antes de enxaguar e usar esponja muito abrasiva. A primeira ação pode manchar o vidro, exigindo muito mais água ou a repetição da espuma. E a segunda, acaba riscando e ofuscando o brilho do cristal.
8. Falta de água com sabão
Desconsiderar o sabão em pó e a água quente para limpar panelas e assadeiras com gordura de carne é um dos erros mais primários na hora de lavar a louça. Economiza tempo, água e mão.
9. Sujeira reincidente
Troque a esponja de lavar louça uma vez por semana. Utilizá-la por mais tempo do que isso pode prolongar a vida de bactérias, além de transmiti-las de um lugar para outro.