A limpeza pós-obra é muito diferente da faxina realizada no dia a dia, pois a casa acaba ficando com muito mais sujeira do que o normal, além de resquícios de cimento, tinta e outros materiais usados na reforma.
Leia também:
Pós-reforma: como tirar manchas de tinta, rejunte do azulejo e mais
Como limpar vidros e janelas
Aprenda a limpar manchas de óleo e tinta das roupas
Marcelo Politi, coordenador de operações e capacitação da easyQasa, uma plataforma online para contratar faxineiras e passadeiras, ensina o passo a passo e as principais dicas para realizar essa tarefa, desde o planejamento e preparo até a execução:

O primeiro passo é tirar todo o lixo e entulho de dentro de casa.

Em seguida, faça um breve planejamento. Pense em todas as áreas e objetos que precisam ser limpos e eleja o melhor produto de limpeza para cada caso.

“Cada material necessita de um tipo de limpador específico. Faça uma lista de todos os seus revestimentos e compre os itens apropriados”, diz Marcelo.

Ele indica os principais produtos: para limpar porcelanato, use removedor de cera protetora; para tinta, solvente de tinta; e para piso de cimento na parte externa, acido muriático.

Para limpar respingos de tinta com solvente, use um pano e, em seguida, passe um pano úmido. Nunca aplique o produto diretamente na superfície.

Alguns revestimentos vêm com uma película plástica protetora, que tem a mesma função da cera. Só retire-a no fim da obra e, em seguida, passe um pano com álcool sobre toda a superfície.

Se você está em dúvida sobre qual produto usar para limpar determinado local, utilize uma mistura de detergente neutro incolor, vinagre e água quente, que não danifica nenhum material.

Sempre use luvas de borracha para evitar irritação da pele devido ao contato com algum produto de limpeza forte.

Nunca utilize produtos que contenham ácido para limpar revestimentos cerâmicos, pois isso causará danos irreversíveis no material.