Como limpar ar-condicionado

O aparelho de ar-condicionado requer, como qualquer outro móvel, uma limpeza externa periódica para eliminar o acúmulo de pó e sujeira. Porém, sua parte interna também precisa ser higienizada de tempos em tempos, a fim de que o eletrodoméstico continue funcionando com a mesma eficácia e não contamine o ambiente com poeira, ácaros e fungos.

Leia também:
Como limpar ventilador de teto e de chão: especialista ensina
10 coisas que você não limpa em casa, mas deveria
Ar-condicionado faz mal? Médico explica riscos

Como limpar ar-condicionado por fora

Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, a limpeza da parte externa deve ser a mesma para todos os aparelhos e requer apenas água e detergente neutro. O processo pode ser feito uma vez por semana.

“Misture água e detergente em um recipiente, mergulhe um pano nesta solução e passe em toda a superfície. Depois, use um pano que não solte pelo para secar”, ensina a especialista.

Nunca utilize produtos de limpeza como “limpa tudo” ou “multiuso” nesses equipamentos. “Como eles geralmente são brancos, ficam amarelados”, diz Ingrid.

Como limpar filtro de ar-condicionado

A limpeza interna varia de acordo com o modelo do aparelho. Para saber a maneira indicada de limpar o filtro do seu ar-condicionado, consulte o manual de instruções. Isso deve ser feito uma vez por mês e pode ser facilmente realizado pelo próprio usuário, já que consiste em, basicamente, retirar o pó acumulado no painel e filtro com um pano seco e aspirador de pó.

A tubulação também requer uma manutenção específica. Neste caso, é preciso contratar uma empresa especializada, o que precisa ser feito uma vez por ano. “A sujeira vai se acumulando dentro dos tubos e, depois de certo tempo, quando o ar passa por lá, começa a carregar poeira para o ambiente”, alerta Ingrid.

“Mantendo esses cuidados, o aparelho de ar-condicionado deve durar de 15 a 20 anos em pleno funcionamento”, garante a personal organizer.