Como limpar couro, lã e cashmere

por | jun 30, 2016 | Casa

Com a chegada do inverno, sai do armário um verdadeiro arsenal de jaquetas de couro, cachecóis, edredons, mantas e o que mais puder aquecer esses dias frios. O problema é que estas peças passam tantos meses guardadas no fundo do guarda-roupa que acabam se apropriando de cheiros e manchas nada desejáveis.

Leia também:

Seleção de utensílios criativos para a sua cozinha

Vai receber amigos em casa? Aposte em peças divertidas para compor a mesa 

Confira seleção de canecas bem humoradas e fofas para alegrar o inverno 

Cada tecido tem uma forma própria de ser lavado e guardado e essas particularidades devem ser respeitadas para garantir que as roupas de inverno estejam sempre bonitas e bem cuidadas. As dicas para lavar roupa do jeito certo são do presidente do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo), José Carlos Larocca.

Dicas para lavar roupas de inverno

Lã, malha e tricô 

O sabão em pó endurece este tipo de peça, por isso o ideal é leva-las com sabão ou detergente neutro. O processo deve ser totalmente manual, pois as máquinas de lavar e secadoras podem deformar o tecido. Dica: deixe as roupas de molho por uma hora, esfregue suavemente, enxague, retire o excesso de água e deixe secando em um lugar arejado. Na hora de passar, proteja o ferro com uma sapata e coloque-o na posição “lã” ou em uma temperatura bem baixa.

Limpar couro

Em casa, as jaquetas de couro podem ser limpas com um pano úmido e produtos de higiene e hidratação para couro, que podem ser encontrados em lojas especializadas. Para limpar couro, nunca utilize álcool ou produtos de limpeza para a casa. A lavagem deve ser feita em uma boa lavanderia capaz de lavar, higienizar, hidratar e reavivar a cor.

Na hora de guardar, pendure em cabides largos para evitar deformações. Proteja as peças com capas de tecido ou TNT. Pelo menos uma vez por mês, deixe as retire as roupas do guarda-roupa e coloque-as em um local fresco e com sombra.

Limpar cashmere

As peças de cashmere podem ser lavadas com água e sabão neutro, mas existe a possibilidade de que as fibras da peça se retraiam e promovam o encolhimento. Para evitar este risco, o ideal é que seja feita a limpeza a seco em lavanderias especializadas.

Você gosta de inovar na decoração da sua casa? Então confira este vídeo que ensina a transformar discos de vinil em peças muito bacanas.