Escolher um colchão e um travesseiro com cuidado e respeitando as necessidades anatômicas do corpo é um dos fatores essenciais para se ter uma boa noite de sono. Responsável pela melhora do fluxo de sangue e de estímulos elétricos pelo organismo, o travesseiro precisa também de atenção quanto à limpeza e manutenção para que sua vida útil seja prolongada.
Leia também:
Como fazer o colchão durar mais
Benefícios e desvantagens das cama d’água
Melhores posições para dormir
Como higienizar travesseiros
- Não exponha o travesseiro diretamente ao sol. É um costume comum colocar almofadas e travesseiros para secar ao sol, entretanto a prática pode piorar a sujeira. Isso porque o aquecimento acelera a proliferação de microrganismos que vivem no interior das peças e que são altamente alergênicos.
- Para arejar o travesseiro, proteja-o com uma fronha e o posicione em um local com luz em direta. Isso irá melhorar a saúde e a durabilidade do objeto.
- Nem todo travesseiro pode ser lavado em casa. Verifique as instruções da etiqueta e, se lavar, atente-se à secagem que deve ser completa – deixar o material úmido irá favorecer a propagação de ácaros. Uma boa dica para garantir a lavagem correta do travesseiro é leva-los em lavanderias especializadas.
- Para evitar maior contaminação por microrganismos, utilize uma capa de proteção.
- Os travesseiros têm prazo de validade e devem ser trocados, em média, a cada dois anos. Isso porque, além de ácaros, fungos e bactérias, secreções do corpo humano, como pele morte, seborreia, suor e saliva, por exemplo, também contaminam o objeto.





