O brasileiro é apaixonado por animais e a presença de pets nos lares se tornou uma realidade para a maioria das famílias.
Se esse é o seu caso, você já deve ter notado que um dos principais desafios é a escolha do sofá, já que manter o equilíbrio entre estética e resistência pode ser um dilema.
Pensando nisso, Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede de higienização e conservação de estofados, listou 5 cuidados essenciais para você manter em seu sofá e conservá-lo, especialmente com cachorros ou gatos em casa:
Como conservar seu sofá com pets em casa
1. Material ideal

O sofá de quem tem pets precisa ser resistente, fácil de limpar e confortável para todos. Materiais como sarja, couro sintético, lona e gorgurão lideram o ranking dos mais recomendados.
“São tecidos que não acumulam sujeira, resistem a garras afiadas e ainda oferecem praticidade na hora da limpeza”, explica Paixão.
2. O que evitar
Tecidos como seda, veludo e linho devem ser riscados da lista. Isso porque eles absorvem odores, acumulam pelos e se desgastam com facilidade.
E, para quem não abre mão de tons claros, a dica é apostar em materiais impermeáveis e capas removíveis.
3. Manutenção é a chave

Aspirar os estofados semanalmente, manter as unhas dos pets aparadas e investir em produtos impermeabilizantes são algumas das recomendações para prolongar a vida útil dos estofado
4. Limpeza diária

Manter o sofá limpo vai muito além da aparência: é importante também para evitar manchas permanentes e mau cheiro, especialmente em casas com pets.
“Quando o xixi acumula, mancha o tecido e o cheiro fica difícil de sair com apenas um pano úmido. Com o tempo, o sofá perde a cor e o visual”, destaca o especialista
5. Blindagem

Outra dica importante é investir na blindagem do tecido. Com essa proteção, líquidos como urina não penetram na fibra, o que evita danos e odores.