Como organizar a cozinha

por | jun 30, 2016 | Casa

A cozinha é um ambiente que precisa estar sempre limpo e muito bem organizado, já que nela são preparados e armazenados os alimentos e utensílios utilizados nas refeições. Para deixar o cômodo em ordem, facilitando as tarefas realizadas por lá e deixando o visual muito mais agradável, basta colocar em prática algumas dicas fáceis de organização.

Leia também:
Dicas para organizar o guarda-roupa

Como organizar e decorar banheiro pequeno

Como organizar mudança

Como arrumar a cozinha

O primeiro passo para uma cozinha organizada é livrar-se dos excessos. Geralmente acumulamos objetos, utensílios e instrumentos culinários que nunca utilizamos, e acabam guardados por anos, apenas acumulando pó. Para organizar o armário, pense no que é utilizado diariamente e nas louças para ocasiões especiais. Retire itens avulsos e conjuntos que estejam com peças faltando, ou lascadas. 

Organização dos armários

A melhor maneira de organizar armários da cozinha é separar os itens por tipo e função, o que facilita a procura e melhora o visual. As peças e conjuntos que não forem utilizados com frequência devem ficar nos armários superiores, embrulhados em folhas de papel de seda, para proteger contra arranhões e poeira.

Para economizar espaço, coloque pratos, panelas e travessas empilhados de forma segura dentro do armário. Para arrumar os talheres, aposte em organizadores que criam subdivisões nas gavetas, melhorando o visual e deixando tudo bem arrumadinho.

Cozinha pequena

As  cozinhas pequenas, com pouco espaço de armário e balcão, acabam ficando congestionadas e desorganizadas. Para acabar com o problema do espaço reduzido, aposte em ganchos para pendurar talheres e panelas e cestas coloridas de organização, que melhoram a distribuição dos objetos e ainda enchem o cômodo de charme.

Dicas para arrumar cozinha

O balcão e a mesa da cozinha devem estar sempre livres e limpos. Separe um espacinho na dispensa para guardar os pacotes de bolacha, sacos de pão, chocolates e potes com mantimentos, que costumam ficar sobre a mesa. A fruteira é o único item que pode ocupar esse lugar, já que confere um toque decorativo ao ambiente.

Outra dica importante para deixar a cozinha mais agradável é evitar o acúmulo de louça na pia e no escorredor. No entanto, se não for possível lavar e guardar todas as peças, deixe a louça de forma organizada dentro da cuba, empilhando pratos e travessas e juntando os talheres em um recipiente.