Quem leva um animalzinho de estimação para casa deve, entre muitos outros cuidados, prestar atenção nas principais vacinas que o novo pet deve receber para que fique protegido contra uma série de doenças perigosas (e até fatais) para a sua saúde – podendo brincar tranquilamente em diferentes ambientem sem correr o risco de se contaminar por algumas das mais temidas e contagiosas complicações que podem aparecer na vida de um cão ou gato.
Leia também:
Dicas para medicar cães e gatos
Jardinagem pet: aprenda a plantar a erva do gato em casa
Tratamentos alternativos em animais
No entanto, não é somente na hora de levar o novo pet para casa que esse tipo de cuidado deve ser tomado; já que, boa parte das vacinas mais importantes para a saúde de animais caninos e felinos deve ser renovada anualmente para que a proteção deles seja prolongada e mantida. Confira, a seguir, quais são as vacinas fundamentais a dar para o seu cão ou gato de estimação, e fique ligado nas doenças que elas previnem:
Vacinas essenciais para cães
A vacina polivalente (também conhecida como V10) é uma das mais importantes para a saúde dos cachorrinhos, e deve ser aplicada em três doses no animal, sendo que a primeira delas deve ser dada quando o pet ainda é filhote – e renovada todos os anos. Protegendo o animal contra doenças extremamente graves e que, em muitos casos, podem ser fatais; a V10 mantém o pet longe de problemas como parvovirose, cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, coronavirose e leptospirose.
Além da polivalente, também é fundamental que o animal receba as vacinas contra raiva, giárdia e tosse dos canis (também chamada de Traqueobronquite Infecciosa Canina). Por terem períodos e intervalos bastante específicos de aplicação, todas as vacinas descritas devem ser indicadas e fornecidas por um profissional veterinário de confiança e; portanto, ao adotar ou comprar um novo pet, não deixe de marcar uma consulta.
Vacinas essenciais para gatos
No caso dos felinos, a vacina polivalente (V4) também é fundamental, e garante a proteção do bichano contra doenças como Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose – que podem ser extremamente agressivas para os felinos e até levá-los ao óbito. A raiva também é uma doença que deve ser imunizada nos gatinhos por meio da vacina, prevenindo o bichano contra esse terrível mal.

Da mesma forma que ocorre com os cachorros, as vacinas fundamentais para os felinos também têm períodos e intervalos específicos, exigindo que um profissional veterinário de confiança se encarregue da aplicação.
Acesse o link e descubra onde encontrar profissionais qualificados para vacinar seu pet canino ou felino.
Por Priscila Franco – Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato