Já está comprovado que um ambiente organizado é capaz de aumentar a produtividade. É muito comum que as pessoas gastem um tempo desnecessário e valioso no local de trabalho procurando por documentos e anotações. Isso faz com que elas percam não só tempo, mas também o foco, dificultando a retomada da linha de pensamento.
Leia também:
Ambiente de trabalho arrumado aumenta o desempenho e reduz estresse
Personal organizer é profissional que organiza “bagunças” e otimiza espaços
Organize seus e-mails e ganhe tempo
Use caixas, pastas e organizadores (Thinkstock)
Uma ideia simples para reduzir este inconveniente é o uso de organizadores. Além de tirar a bagunça de vista, eles reduzem o tempo de procura por itens. A personal organizer Ingrid Lisboa dá algumas dicas práticas para utilizá-las no home office:
- As caixas organizadoras são destinadas aos itens que não são acessados com frequência. Utilize para guardar documentos, cabos, fios, papéis de embrulho e papeladas em geral.
- Materiais como canetas, agenda e folhas sulfite devem ficar à mão. Neste caso, use porta-lápis e gavetas.
- A regra número um do uso de caixas organizadoras é categorizar os itens que serão armazenados. “Não basta encaixotar a bagunça, é preciso separar os produtos por tipo e guardar cada grupo em um recipiente”, ensina.
- Outra recomendação é identificar o conteúdo de cada caixa com uma etiqueta. “Se ela for ficar à vista, tome o cuidado de escolher etiquetas bonitas e pequenas, que não vão chamar mais atenção do que o organizador em si”, recomenda Ingrid.
- Caixas que ficarão armazenadas no armário devem ser, preferencialmente, de plástico, para que não acumulem umidade.
- Caixas que ficarão expostas devem ter o acabamento mais refinado, como de couro ou tecido, e combinar com a decoração do local.
- Para higienizar os organizadores de plástico, utilize pano e álcool gel.
- Para os de papel, use apenas um pano seco. Coloque bolinhas de cedro ou sílica dentro delas para evitar traça.
Para mais dicas de organização, assista ao vídeo abaixo: