Dicas para montar uma adega em casa

por | jun 30, 2016 | Casa

Apesar de combinar com pratos de inverno, o vinho está em almoços e jantares em todas as estações. A melhor maneira de conservar a bebida é em uma adega, espaço dedicado ao armazenamento de vinhos. A sommelière Jô Barros, da Sonoma, dá dicas de como montar uma adega em casa.

Leia também

Aprenda como harmonizar vinhos 

Vinho engorda? Endocrinologista explica 

Suco de uva integral emagrece, dá saúde ao coração e faz viver mais 

Para que serve 

Segundo a especialista, a adega é o espaço destinado aos armazenamentos dos vinhos e sua função é mantê-los na temperatura adequada, principalmente me lugares como o Brasil, onde faz muito calor em algumas épocas do ano.

Adega mantém o vinho na temperatura adequada / Crédito: Thinkstock

Adega X geladeira

As geladeiras mantêm uma temperatura média de 7º, que funciona para vinhos brancos, espumantes e vinhos de sobremesa. Contudo, os vinhos tintos devem ser servidos entre 14 e 16ºC. “Se forem servidos a 7°C, os tintos perdem seus aromas, pois o frio mascara todas as deliciosas e encantadoras nuances aromáticas do vinho”, afirma Jô.

Adega em casa

De acordo com a sommelière é possível comprar uma adega climatizada em muitas lojas de eletrodomésticos e decoração. A opção, além de mais prática, se adequa a quantidade de vinhos que a pessoa deseja guardar. “Há adegas que comportam, por exemplo, de 6 a 50 garrafas”, diz ela.

A garrafa deve ficar na horizontal para bebida ficar em contato com a rolha / Crédito: Thinkstock

O melhor local da casa para colocar a adega é em um espaço onde não haja luz direta e trepidação, longe do calor e da umidade. Opte por modelos com prateleiras reguláveis para não ter problemas com espessura da garrafa. “Se a porta for de vidro, escolha uma com vidro escuro e proteção contra raios ultravioletas e evite adegas com compressores de geladeiras”, completa a especialista.

Mantenha as garrafas na posição horizontal para que fiquem sempre em contato com a rolha. “Caso contrário, a rolha pode ressecar, permitindo que o ar entre na garrafa, fazendo com que o vinho entre em processo de oxidação”, explica Jô.

Depois de aprender como guardar os vinhos, assista ao vídeo que ensina como preparar uma bebida que leva vinho branco: