Diferentes tipos de tinta

Querendo uma mudança rápida no visual da casa? Para dar um up na decoração, sem precisar de reforma e quebradeira, a dica é mudar as cores das paredes para tonalidades mais modernas. Na hora de pintar, não basta escolher a cor da tinta, mas também o acabamento que ela oferece. Confira alguns tipos de acabamentos de tinta que estão disponíveis no mercado, e que oferecem diferentes efeitos para a decoração dos ambientes.

Leia também:
Dicas para pintar paredes

Cores no Feng Shui

Cores para quarto de bebês

Acabamento fosco

As tintas com acabamento fosco são ideais para paredes irregulares e com imperfeições, como aspereza e desnivelamento. Em áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e quintais, é melhor evitar esse tipo de produto, pois a gordura e umidade aderem com mais facilidade a sua superfície, dificultando a limpeza.

Acabamento acetinado

O acabamento acetinado é mais delicado e elegante do que o fosco. Para ambientes bem iluminados, ou que sejam bastante frequentados pelos moradores da casa, o tipo acetinado é o mais indicado. Antes de aplicar a tinta, é essencial nivelar as paredes e corrigir buracos e partes estufadas, pois esse produto evidencia as imperfeições. Além disso, na hora da aplicação, é preciso ter muito cuidado para que a tinta não fique manchada.

Acabamento semibrilho

Perfeita para pintar áreas úmidas, como banheiros, áreas de serviço, quintais e cozinhas, as tintas com acabamento semibrilho são fáceis de limpar e também escondem as irregularidades das paredes.

Acabamento de alto brilho

As tintas com acabamento de alto brilho são muito usadas para pintar móveis, portas, rodapés e sancas de gesso. Assim como as de acabamento acetinado, as tintas de alto brilho evidenciam as imperfeições e, na maioria dos casos, ficam manchadas se não forem aplicadas corretamente.