O inverno está chegando, as temperaturas, caindo, e chegou a hora de você tirar os edredons e cobertores do fundo do guarda-roupa para encarar a temporada fria. Porém, como toda roupa que fica guardada por muito tempo, suas peças provavelmente estão com aquele característico ” cheiro de armário” e podem, inclusive, ter ficado amareladas e emboloradas.
Leia também:
Como lavar edredom: especialista dá dicas para não estragar a peça
Como guardar edredom e cobertor após o inverno
Como tirar pelo de cachorro de cobertores, tapetes e roupas
Para deixá-las fresquinhas e cheirosas antes de estendê-las sobre a cama, é preciso tomar alguns cuidados especiais. O gerente de Marketing e Cuidados com as Roupas da marca Ypê, Nuno Manzano, afirma que o final do outono é a melhor época para lavar edredons, cobertas e mantas, enquanto ainda podemos contar com alguns dias quentes para secá-las corretamente.
“Muitas pessoas deixam esse trabalho para ser realizado em lavanderias especializadas, mas, com algumas dicas, é possível realizar em casa”, garante. Ele indica, ainda, que o processo de lavagem seja feito duas vezes ao ano: uma no outono, logo antes de as peças derem utilizadas, e outra no início da primavera, antes de guardá-las novamente no armário.
Como lavar edredom e cobertor

Primeiro, é preciso certificar-se de que sua máquina suporta o peso do cobertor e edredom. “Tenha em mente que, quando molhados, eles pesam muito mais”, lembra Nuno.

Lave uma peça por vez para não sobrecarregar a máquina e não misture cobertores com lençóis, toalhas e outras peças menores.

Segundo Nuno, peças king ou queen size geralmente não cabem nas máquinas de lavar caseiras. “Neste caso, não insista, pois você corre o risco de não limpar completamente as peças e ainda quebrar a lavadora”, alerta.

É superimportante conferir as instruções nas etiquetas, especialmente sobre o que não pode ser feito em determinados tecidos.

Escolha um amaciante com perfumação prolongada, pois você não poderá lavar as peças novamente até o fim do inverno.

Prefira fazer a lavagem em dias mais quentes, para garantir que as peças sequem por completo e mais rapidamente. Em apartamentos que não recebem muita incidência solar, a secagem pode demorar de dois a três dias.