Estenda o tapete

O friozinho se aproxima e não há nada melhor que aproveitar o momento e vestir suas casas para o inverno que esta por vir. Prepare uma produção bacana com mantinhas nas salas de TV, almofadas supermacias e tapetes aconchegantes para adornar seus pisos. Seguem algumas dicas de como escolher o tipo do tapete e como definir seu tamanho.

Como selecionar o material do tapete?
Como toda e qualquer outra peça da casa, o tapete só é bonito se bem conservado, para isso, atenção ao material para que ele seja de fácil manutenção. Em casa com crianças pequenas, que tenham maiores riscos de sujar, opte pelo nylon, em pêlo cortado. Há várias opções de cores e alturas. No living, use os mais baixinhos e nas salas de TV ou área intima os mais altos e fofinhos (a partir de 15mm). Em ambientes de uso mais informal, vale pensar em tapetes mais macios que convidem as pessoas a sentar no chão. Aproveite e coloque almofadões sobre este tapete e deixe o espaço ainda mais aconchegante.

Para o living: fibras naturais, lã, couro e nylon
Para a área intima: nylon, chenille e lã
Para a cozinha: capachos plásticos

Qual o tamanho certo do tapete?
O tamanho do tapete não precisa obedecer necessariamente à tradicional regra de cobrir toda a superfície central do ambiente, ele pode ser um elemento, como neste caso, de valorização da circulação principal.

Layout complexos
Em situações de “layouts” mais complexos, o tapete pode ser usado como elemento integrador dos ambientes.

Ambientes escuros
Em ambientes escuros, opte por tapetes com maiores tamanhos, e principalmente claros para aumentar a reflexão de luz dentro do espaço.

Ambientes monocromáticos
Numa composição de moveis monocromáticos, você pode ousar na cor do tapete e dar um toque a mais. As cores do momento são: laranja, roxo ou pistache – sem falar do eterno branco ou preto.