O mundo felino é cheio de lendas e mitos, e os apaixonados por gatos parecem ser ainda mais atraídos por este universo em função dos tantos mistérios que rondam a vida dos bichanos. Destacando pelagens de diferentes cores, tipos, comprimentos e desenhos, os felinos conquistam os humanos pela peculiaridade e também pela personalidade, considerada mais forte e definida do que a de outros animais que também fazem sucesso como bichos de estimação no Brasil.
Leia também:
Bola de pelo na garganta do gato: como evitar?
Ragdoll: o gato gigante de olhos azuis que vai te conquistar
Filhotes de gato: o que fazer na hora do parto
Cada vez mais próximos de se igualarem com os cães em popularidade, os gatos seguem cativando os amantes de animais no Brasil e no mundo, e embora haja muitas raças consideradas mais ‘comuns’ bastante queridas entre os fãs de felinos, também há as que chamam a atenção pelo teor exótico – conquistando o coração de quem quer levar um filhote para casa e gosta de diversidade. Conheça, a seguir, cinco entre as raças felinas mais exóticas e interessantes da atualidade:
Sphynx
Reconhecido em todo o mundo depois de ter aparecido no filme de Austin Powers como o pet do vilão Doctor Evil, o gato Shpinx tem a falta de pelos no corpo como sua principal característica – embora, na realidade, ele tenha pelos extremamente curtos e finos cobrindo a sua pele. Durante a década de 60, a aparência da raça lhe rendeu o apelido de “Pelado Canadense”.
Turkish Van
Descendente da Turquia, o gato da raça Turkish Van foge do popular mito de que ‘gatos não gostam de água’, e adora nadar. Destacando uma pelagem longa e geralmente branca, este felino apresenta manchas coloridas por todo o seu corpo; sendo que seus olhos ovais podem ser dourados, azuis ou de duas cores diferentes.
Khao Manee
Bastante raro, o gato Khao Manee é de origem tailandesa e conhecido pelo apelido de “Jóia Branca”, sendo considerado um verdadeiro amuleto da sorte em função de diferentes lendas que rondam sua existência. Conhecida por ter olhos de cores distintas (um azul e outro amarelo), a raça chega ater exemplarem vendidos por R$ 30 mil na Grã-Bretanha.
Munchkin
Tão raro quanto o Khao Manee, o Munchkin é fruto de uma mutação genética, sendo dono de um corpo de torso extremamente alongado e de pernas bem curtas. Dono de uma pelagem de comprimento médio e cores variadas, o gato dessa raça pode desenvolver problemas de peito e coluna afundados.
Pixie-Bob
Lindo e de aparência mais selvagem quando comparado as demais raças felinas, o Pixie-Bob é tranquilo, inteligente e dono de um par de olhos amarelos. Entre as mais marcantes características do bichano, destacam-se a pelagem listrada e o rabo bastante encurtado.
Clique no link e saiba tudo sobre as mais variadas características de felinos de variadas e peculiares raças.
Por Priscila Franco – Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.