Se a comida sobrou após a refeição, nada mais natural do que armazenar o alimento para o consumo no dia seguinte. Quem procura agilizar o dia a dia na cozinha também adota a prática para economizar tempo e não ter que preparar pratos diariamente. O hábito, porém, precisa de cuidados para evitar contaminações. Conheça mitos e verdades sobre guardar comida quente na geladeira:
Leia também:
Óleo de orégano contra bactérias
Diferença entre fungos, vírus e bactérias
Celular e relógio estão entre os itens mais contaminados por bactérias
Ao contrário da crença popular, guardar uma panela quente na geladeira não estraga o aparelho ou deixa a conta de luz mais cara. O hábito, porém, deve ser evitado por uma questão de higiene.

Panelas não foram feitas para serem levadas à geladeira. Independente do material, o utensilio pode contaminar os alimentos expostos a ela por muito tempo depois de prontos. Por isso, use sempre potes com tampa para guardar alimentos no refrigerador.
Se o alimento ainda estiver quente, guarde-o na geladeira destampada e só tampe completamente o recipiente após resfriado, cerda de 2 horas depois. As gotículas de água que aparecem no pote facilitam o crescimento de bactérias.
Mantenha todos os potes fechados na geladeira para evitar a contaminação cruzada entre alimentos crus e cozidos presentes no refrigerador.
[bolsatv organize-sua-cozinha]