Ao receber a notícia de que um bebê está a caminho, as vovós têm a oportunidade de vivenciar e compartilhar a maternidade. Mas, é preciso preparar-se para que o auxílio seja benéfico e sirva para tornar harmoniosa a relação entre pais e avós. Caso contrário, conflitos, discórdias e competições estarão interferindo no bem estar de todos.
Leia também:
Exames para mulher que não conseguem engravidar
Dicas para o relacionamento da vó com a família
“Reconhecer que é preciso reciclar e ampliar seus conhecimentos é o primeiro grande passo da vovó de primeira viagem“, comenta a psicóloga Alessandra Pereira, especialista em atendimento familiar, que complementa: “A vovó deste século é moderna, jovem de idade e espírito e tem, na grande maioria das vezes, tempo livre e disposição para curtir e participar da chegada do neto”.
Além disso, seus conhecimentos e histórias de vida contribuem nessa nova fase que a família encontra-se. Juntos, pais e vovós reparam-se para receber o novo membro de forma saudável, favorecendo o desenvolvimento físico e emocional do bebê. De acordo com a psicóloga, entender as mudanças físicas e emocionais da gestante é fundamental para o início de qualquer vínculo saudável. Assim como, a vovó e toda a família devem estar informadas sobre alguns temas que norteiam a gravidez, como a depressão pós-parto, por exemplo, que pode acontecer com qualquer nova mamãe.
Não menos importante é a vovó aprender as novas regras de higiene, alimentação e estimulação. “É comum ouvirmos as pessoas dizerem que os bebês de hoje são bem mais espertos. Não é em vão, ficam soltos, são estimulados, participam e têm o apoio da modernidade que contribui muito na formação de cada um dos sentidos. Tudo isso é progresso científico, mudanças realizadas após anos de estudos”, finaliza Alessandra.
Conheça também outros cursos da Sempre Materna.





