Jardim vertical na varanda: dicas para decorar apartamento

Ao decorar o apartamento, as plantas podem ganhar destaque e criar um ambiente harmônico. O jardim vertical confere charme e beleza, ideal para pequenos espaços como as varandas, por exemplo. O mais difícil é escolher a planta ideal para cada espaço, a espécie certa e os cuidados que cada planta necessita. Pensando nisso, a paisagista Renata Borges ensina a criar um jardim vertical de acordo com a luminosidade do ambiente.

Veja também:
Dicas para ter um jardim em casa
A
dubo orgânico: como fazer em casa
D
icas de jardim: como plantar chás

Sombra: jardim vertical com orquídea

“As espécies ideais para ambiente que ficam a maior parte do dia com sombra são as orquídeas, os antúrios, as samambaias, os asplênios e os aspargos. As plantas para ornamentar o jardim vertical são as que fecham e preenchem o espaço da treliça ou xaxim usado para fixá-las. Os cuidados deste jardim são poucos: molhar bem uma vez por dia. Como o local não pega muito sol, a água não evapora tão rápido. Encharque bem, quando estiver escorrendo água já está suficiente. Se molhar pouco não chega à raiz e a planta morre.”

Ensolarado: jardim vertical com bromélias

“Em ambientes em que o sol bate durante a maior parte do dia, para que o jardim fique bonito o ideal é fazer um mecanismo de irrigação para conservar a umidade”, diz. Por isso, as espécies precisam ser resistentes à exposição solar e de mais terra para a raiz ficar úmida.

Neste caso, opte pelas lantanas, onze horas, iquissoria e bromélia: são mais resistentes e dão flor o ano todo, além de ter um bom caimento. Outra dica é fazer um painel de vasos ou fibra de coco. Os cuidados são redobrados: molhar duas vezes ao dia é ideal. Não as molhe quando o sol estiver muito forte, e sim quando ele estiver nascendo por volta das 6h / 7h da manhã. Em seguida, no final da tarde de 4h30 às 5h. Para quem não tem tempo de molhar o jardim vertical, a dica é fazer um jardim interno em vasos, pois a quantidade de terra é maior e a umidade se mantém.

Manutenção

“A dica para fazer a manutenção é usar o adubo orgânico ou fertilizante completo do tipo 15 15 20. Recomendo o uso do fertilizante, pois ele contém todos os nutrientes necessários para a planta, como: vitaminas, fósforo, potássio, magnésio, boro e nitrogênio. Cada planta necessita de um fertilizante próprio e, como este é completo, serve para todas as espécies. A manutenção deve ocorrer mensalmente através de uma colher pequena para cada vaso”.