null: nullpx
travesseiro-Mulher

Pode colocar travesseiro na máquina de lavar, mas muito cuidado com modelo específico

Atenção ao enchimento da peça é essencial especialmente na hora de definir a secagem
Publicado 22 Jul 2022 – 04:30 PM EDT | Atualizado 22 Jul 2022 – 04:30 PM EDT
Reações
Compartilhar
Higienização do travesseiro deve ser feita com frequência. Crédito: Jojoh / iStock

Você tem o costume de lavar seu travesseiro? Item de uso diário que impacta diretamente em nossa saúde respiratória, essa peça acaba ficando de fora da rotina de limpeza. Porém, sua higienização é vital para manter a roupa de cama sempre limpa, livre de ácaros e bactérias. Confira alguns detalhes em que você deve prestar atenção para garantir a boa limpeza de seus travesseiros.

Como lavar os travesseiros na máquina de lavar?

A resposta, para alegria de todos, é sim! Dependendo do tipo de travesseiro, é possível higienizar a peça na máquina de lavar, poupando tempo e facilitando a inclusão dessa rotina de limpeza.

Antes de colocá-lo na lavagem, preste atenção ao tipo de preenchimento do seu travesseiro. Os feitos com algodão, penas, penugem ou alternativas como enchimento de fibra são todos laváveis na máquina.

Uma opção segura é lavar em ciclo suave com água fria, para não encolher o tecido. Em todo caso, para não correr o risco de estragar o travesseiro, vale consultar a etiqueta de cuidados do produto antes de levá-lo à máquina.

Detergente líquido

Uma opção segura para lavagem do travesseiro na máquina é utilizar um detergente suave, que limpa e não danifica o tecido. Evite despejar uma grande quantidade de produto para também não acumular. Uma dica para facilitar a lavagem é sempre colocar dois travesseiros para lavar juntos, garantindo menos desperdício de energia, água e produtos de limpeza.

Caso opte por lavar o travesseiro à mão, encha um tanque com água e pouca espuma de detergente neutro, ou faça uma solução de água e sabão em pó. As duas alternativas vão remover as sujeiras e poeiras acumuladas.

Secagem

Além de lavar o travesseiro na máquina, também é ideal definir um ciclo de secagem para remover o excesso de água. É importante secar bem para evitar mofo nesses produtos, mas cuidado: travesseiros de espuma precisam secar naturalmente, pois a espuma pode pegar fogo se for exposta ao calor de secadoras.

Tanto na lavagem como na secagem, opte por máquinas frontais, sem o eixo vertical no centro que acaba agitando as roupas. Se essa for sua única opção, coloque os travesseiros posicionados na vertical para reduzir danos ao preenchimento.

Medidas extras


Para evitar que os travesseiros fiquem sujos rapidamente, o ideal é utilizar fronhas e protetores ou capas de travesseiro, que prolongam o tempo entre limpezas mais profundas. Não se esqueça de lavar as fronhas regularmente, e caso fiquem com manchas ou cheiros difíceis de sair, opte por substituir o enxoval.

Limpeza da casa

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse