Na era do estresse, em que você pode ser praticamente achada em qualquer buraco do planeta, o banheiro se revela um oásis de paz, intimidade e recolhimento. Apesar das funções de uso se manterem praticamente as mesmas, hoje, a decoração deste ambiente conta com muita tecnologia, funcionalidade e requinte. Perfeito para aqueles minutinhos a sós com você mesma!
Veja alguma sugestões no slideshow.
Coloridos ou sóbrios, modernos ou clássicos. O fato é que todo projeto feito para um banheiro precisa, antes de tudo, ter a “cara” do dono. A arquiteta Priscila Karin afirma que “definir tendências nesse caso é complicado porque o cliente influencia muito e os projetos precisam seguir a linha dele”.
Sala de banho
A questão é que existem projetos e projetos. E tudo vai depender, primeiramente, do espaço disponível. Se estivermos falando de algo em torno de 20 ou 25 metros quadrados, temos então uma sala de banho. Aí, o segredo é abusar da criatividade. Banheiras de hidromassagem – com vistas privilegiadas, se esse for o caso -, saunas, televisões e até confortáveis sofás ajudam a deixar o local mais aconchegante. Integrar o ambiente externo ao banheiro, utilizando flores e folhas, é uma outra forma de torná-lo menos sério e mais agradável.
Pequenos espaços
Entretanto, se o banheiro for reduzido, a dica é optar pela simplicidade e tentar ao máximo valorizar o espaço. Os arquitetos têm alguns truques para isso. Espelhos grandes e vidros dão maior profundidade a áreas menores. Em termos de materiais, a designer de produto Paula Fernandes comenta que “porcelanatos brancos, de grandes dimensões, estão com força total. Além de ampliarem o local, eles acumulam menos rejunte o que facilita a limpeza e manutenção”.
Outra saída é trabalhar com cores claras, pois elas dão uma sensação de amplitude. Essas tonalidades são preferidas por aqueles que seguem estilos mais clássicos. Para esse público, as banheiras tradicionais se encaixam perfeitamente em um projeto de decoração.
Já aqueles que apreciam as cores podem lançar mão das pastilhas. Segundo Priscila Karin, elas ajudam na composição com outros materiais e as opções do produto são variadas no mercado. “É possível encontrá-las em vidrotil, cerâmica, em aço inox – para quem tem estilo e busca sofisticação – e ainda há pietra cerâmica, cujo revestimento é em alto relevo, o que dá um charme especial e personaliza o projeto”, ressalta Priscila.
Tecnologia de banho
Há projetos que abusam do luxo e da ousadia. No Brasil, o destaque é para os spas particulares. Banheiras de borda infinita, que se assemelham a piscinas. Nelas, o corpo fica quase que totalmente submerso e recebe um cuidado especial de jatos de hidromassagem. Peças como essa custam, em média, R$ 7 mil no mercado. Enquanto isso, no Japão, as novidades são mais ousadas. Empresas de engenharias apresentam projetos de vasos sanitários “inteligentes”, equipados com microchips que tocam músicas ou ainda que se iluminam no escuro e levantam a tampa sozinhos quando detectam a presença de alguém.
Espaços integrados
Existem idéias mais simples, mas não menos modernas. Uma delas, como comenta Paula Fernandes, é a presença de enormes janelas de vidro que dão de frente para o quarto, integrando os dois cômodos. Falta de privacidade? Pode até ser. Mas a verdade é que, segundo os especialistas, em toda a casa há uma busca pela integração dos espaços. “A sala se integrou ao escritório, a cozinha com a sala, o banheiro com os quartos. Há uma busca pela integração da casa inteira”, afirma Paula. Existem, no entanto, mecanismos que ajudam a disfarçar ou mesmo a minimizar essa exposição. Vidros jateados, cortinas e persianas são algumas das soluções.
Parece contraditório, falando em integração, mas é cada vez mais comum os banheiros serem separados, até mesmo entre casais. A busca pela individualidade e intimidade é maior e o banheiro é o espaço da casa escolhido para esse momento solitário. “Tenho visto muitos banheiros separados entre casais. Entretanto, quando isso não é possível, ao menos as cubas são individuais”, diz Priscila.
Em termos de preferência, as novas cubas estão se saindo muito bem. Elas podem ser de apoio ou semi-encaixada. Priscila Karin ressalta que “algumas pessoas preferem usar cubas de mármores, outras de vidro. Nos lavabos as peças costumam ser mais simples e algumas delas possuem o sifão discreto o que valoriza o acabamento”.
Como todo bom projeto, o ponto mais importante é a funcionalidade. Acredite: a estética pode ser funcional. Então, procure trazer a sua identidade para aquele espaço. E lembre-se que sua casa inteira precisa ser projetada para o seu bem-estar, e o banheiro também se inclui nisso. Use e abuse das dicas de beleza, conforto e praticidade para fazer transformar o seu banheiro um cantinho especial.