Os acessórios para pets são produtos que costumam gerar debates e muita polêmica no mundo dos amantes de animais e, enquanto muitos recriminam completamente o uso de roupas em cães, por exemplo, há quem adore enfeitar seus bichinhos de estimação com tudo o que o mercado pet oferece atualmente. No entanto, entre todos os muitos acessórios para pets disponíveis no mercado, os sapatinhos para cães ganham destaque no quesito polêmica, sendo um dos produtos que mais causa dúvidas e discussões entre os donos de animais.
Leia também:
Dicas para comprar um cachorro de raça
Hora da viagem: levar o pet ou deixá-lo? Veterinária ajuda a decidir
Teste: Que cachorro é a sua cara?
Proteção ou estética?
Podendo ser encontrados em modelos, formas, cores e estilos diferentes, os sapatinhos para cães podem ser um tanto desconfortáveis para os cachorros que os calçam, em um primeiro momento – fazendo com que a sua mobilidade seja prejudicada em função disso e, desta forma, provando os argumentos de quem afirma que esse tipo de acessório canino pode ser prejudicial aos pets.
Entretanto, nem só para enfeitar e tornar os animais mais ‘fashionistas’ servem os sapatinhos para cães. Eles podem proteger os coxins (almofadinhas da sola das patas) e as patinhas dos animais que fazem o seu uso de perigos dos mais diversos, como o chão quente, fragmentos cortantes e até o frio. Com isso, cresce o debate polêmico em cima deste acessório tão chamativo e estiloso; já que, embora possa trazer certo desconforto aos animais, ele também pode ser uma ótima forma de protegê-lo de machucados e acidentes envolvendo a região das patas.
Além disso, há modelos no mercado que contam com solas anti-derrapantes, que podem prevenir os pets de acidentes envolvendo escorregões e tombos em chãos mais lisos – que freqüentemente se tornam espaços perigosos – principalmente, para os cães mais animados e que adoram sair correndo de encontro aos seus donos ou seus brinquedinhos favoritos.
Embora os sapatinhos possam trazer muita proteção pra as patas e os coxins dos cães, estas mesmas regiões também podem ser bastante prejudicadas se o uso do acessório não for feito de maneira correta – já que, nestas condições, o sapato pode acabar promovendo o acúmulo de suor na região dos coxins, e isso pode favorecer o aparecimento de lesões graves.
Portanto, fica claro que os sapatinhos para cachorros devem ser usados com bastante critério por parte dos donos do pet – que devem apostar no acessório para ajudar a proteger o animal, e nunca somente em função de uma questão estética, já que isso pode acabar causando danos à saúde do cãozinho de estimação.
Acesse o link e saiba onde encontrar pet shops e empresas de qualidade no mundo pet.
Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato .