Tendências de decoração para 2014

Seja em paredes, móveis ou objetos, dar um toque colorido à decoração deixa qualquer espaço mais bonito, além de ser uma forma de decorar a casa sem gastar muito. Mas para isso, é importante escolher bem as tonalidades e prestar atenção se elas combinam com os demais móveis ou objetos do ambiente. Quem gosta de seguir o que está na moda pode escolher alguma das tendências para decoração em 2014.

Leia também:

Dicas de decoração para deixar a casa sempre na moda

Como pintar parede sozinha e sem dor de cabeça

Tetos coloridos deixam ambiente aconchegante; saiba escolher a cor

Cores para decorar a casa

A cor “orquídea radiante” foi escolhida como a cor de 2014 pela Pantone. “A tonalidade é um rosa-arroxeado bem agradável e enigmático. Por ser vibrante, combina bem com cores mais neutras, como o bege, o grafite e os diversos tons de cinza. Porém, nada impede que seja aplicada junto a tons de verde oliva e azul claro, dando mais personalidade ao ambiente”, afirma a designer de interiores Julia Varaschin.

Thinkstock

Mas esse não será o único tom em alta. “As cores em alta neste ano são tonalidades versáteis com ares contemporâneos, perfeitas para deixar a casa mais elegante e bonita“, diz. Segundo ela, um dos grandes destaques da estação é o azul delicado. “Também chamado de azul esverdeado, essa é a cor que mais tem se sobressaído, com opções de tintas de várias marcas disponíveis no mercado. Versátil, ela realça e equilibra os ambientes, além de permitir combinações variadas com outras cores, como o verde e o amarelo”, sugere.

O cinza é neutro e pode ser misturado ao roxo, como na cor eleita pela marca de tintas Sherwin-Williams, denominada ‘Exclusive Plum’, que proporciona uma sensação de frescor. “Esta cor é ótima para paredes de quartos e salas, pois dá um aspecto refinado aos ambientes. Uma dica é combiná-la com outros tons de cinzas mais claros ou com um tom de roxo mais forte”, explica.

Dicas de decoração

Thinkstock

Apesar do surgimento de muitas tendências, a principal dica da designer de interiores é sempre prestar atenção no seu gosto pessoal, para deixar o ambiente com a sua cara. “De nada adianta seguir a moda se ela não lhe agrada de verdade. E na decoração é fundamental se sentir bem no seu espaço. Afinal, sua casa é o seu refúgio, é o lugar que deve refletir quem você é, sempre”, finaliza Julia.