Uma das partes mais importantes quando falamos de artesanatos de crochê é levar em consideração o tipo de agulha que será usado para confeccionar a peça.
Veja também
Artesanato em crochê para criança: 4 opções
5 modelos de casacos de crochê
Dicas de como fazer crochê para iniciantes
Ela influencia diretamente no tamanho do ponto e, consequentemente, no tamanho em que a peça irá ficar. Além disso, existem as agulhas de aço, alumínio e de plástico. Confira dicas de como usar a agulha de crochê corretamente.
Tamanho
A medida usada para a agulha é milímetros. Ela pode variar desde 0,5mm até 10,0mm. É comum ter sempre algum gráfico indicando o tamanho que deverá ser usado. Porém é possível criar um trabalho próprio e até mesmo modificar o gráfico.
Para fazer pontos largos, prefira sempre as agulhas grossas, mas cuidado para que não fique muito aberto dando margem para “folgas”. Para isso, faça uma carreira de ponto correntinha e verifique se é condizente com o gráfico ou com o que pretende fazer. Para um ponto menor e mais apertado prefira as agulhas mais finas.
Agulha de crochê de aço
Essa agulha é indicada para usar com linhas mais finas e fazer pontos fechados. Ela tem como característica ser versátil e pode se adaptar a qualquer tipo de linha, incluindo as mais grossas como a lã.
Agulha de crochê de alumínio
Para fazer pontos maiores com uma espessura grossa, o mais indicado é a de alumínio. A agulha ajuda a puxar a linha maior com mais facilidade, tornando o trabalho rápido e preciso.
Agulha de crochê de plástico
As de plástico são também indicadas para trabalhos com pontos maiores. Porém, diferente das outras, ela cansa menos a mão. Para fazer um ponto fechado com esse tipo de agulha, faça uma correntinha e verifique se o ponto não afrouxa.
Conheça também os principais pontos do crochê.