Proporcionando uma série de benefícios importantes para seus praticantes, a yoga é uma atividade cada vez mais popular no Brasil e no mundo. No entanto, o que poucos sabem é que o mundo canino também tem espaço no universo da yoga, possibilitando uma interação maior entre donos de pets e bichos de estimação por meio da prática desse tipo de exercício de forma conjunta.
Leia também:
Siamês: saiba tudo sobre uma das raças felinas mais populares
Shih-Tzu: o novo pop star canino
Lhasa Apso: conheça o pequeno guardião canino
Doga, a Yoga para cães
Batizada de Doga – por meio da junção entre as palavras Dog e Yoga – essa atividade teve origem nos Estados Unidos, onde um grupo de pessoas que buscava o bem-estar por meio da prática decidiu buscar maneiras de adaptar o exercício de forma que seus cães de estimação também pudessem participar, adquirindo mais qualidade de vida e podendo passar mais tempo com seus proprietários.
Ajudando a socializar o animal e a criar laços cada vez mais fortes com seus donos, a Doga não é tão diferente da yoga comum e praticada pelos seres humanos, promovendo o relaxamento do cachorro e o seu condicionamento e forma física por meio dos movimentos realizados. Podendo aumentar bastante o nível de socialização do pet, a Doga propõe exercícios que proporcionam mais intimidade e interação entre bicho de estimação e proprietário – como na atividade em que o dono se alonga enquanto o cão repousa sobre ele.
Embora haja quem seja contra esse exercício – alegando que os instintos naturais e o nível alto de territorialismo do animal podem resultar em muitas confusões e estresse para o bicho – quem é adepto da prática não relata passar por esse tipo de problema, afirmando que até mesmo os mantras entoados durante a atividade (como o ‘om’) podem ser de grande ajuda para promover a calma e o relaxamento do animal.
Mesmo tendo em vista que alguns donos mais preocupados ou ‘corujas’ podem acabar se distraindo um pouco durante as sessões de Doga, essa atividade segue como uma ótima forma de manter a saúde de cães e humanos – que, juntos, podem se divertir e ainda manter a forma física de maneira prazerosa.
Clique no link e saiba onde encontrar estabelecimentos com atividades e exercícios físicos para o bem-estar dos pets.
Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.