banho de assento

Banho de assento não serve apenas para candidíase: como fazer corretamente?

Simples e muito utilizado para aliviar desconfortos na região íntima, o banho de assento costuma ser indicado em alguns em casos de infecções leves e irritações genitais.

Embora muitas farmácias vendam o banho de assento em versão em pó, também é possível prepará-lo em casa com ingredientes naturais. Isso porque objetivo é promover alívio, limpeza e melhora da circulação local.

Banho de assento serve só para candidíase?

banho de assento
(Créditos: Freepik)

Não, o banho de assento não é utilizado apenas para tratar candidíase, embora essa seja uma das principais razões pelas quais muitas mulheres recorrem a ele.

Além de auxiliar no tratamento de problemas íntimos, o banho de assento também pode ser útil no pós-parto, durante crises de hemorroida ou como complemento no tratamento de infecções urinárias e ginecológicas.

Afinal, ao sentar-se sobre o assento adaptado e permitir que a região íntima entre em contato com o calor da água, os músculos da mulher se relaxam.

Enquanto isso, os ingredientes adicionados agem conforme suas propriedades: antifúngicas, anti-inflamatórias ou calmantes.

Como fazer corretamente

Calcinha. (Crédito: wayhomestudio/freepik)
  1. Escolha um recipiente limpo (bacia ou assento próprio) que permita cobrir a região íntima;
  2. Encha com água morna – cerca de 37 a 39°C, nunca quente;
  3. Adicione o ingrediente recomendado para o seu caso;
  4. Sente-se e permaneça por 15 a 20 minutos;
  5. Por último, basta secar a região suavemente com uma toalha limpa.

Apesar de se tratar de um método natural, quem faz o banho de assento deve ter cautela. Nem todos os ingredientes servem para todos os casos, e usá-los de forma incorreta pode agravar o problema.

Por isso, é fundamental buscar orientação de um médico ou ginecologista, principalmente se os sintomas forem recorrentes ou intensos.

Saúde e bem-estar