Embora ambos sejam implantes hormonais, eles são bem diferentes em suas funções
Os implantes hormonais ganharam muita fama nos últimos anos e, entre os mais comentados, estão o Chip da beleza e o Implanon. Embora muita gente acredite que eles servem para as mesmas funções, eles são bem diferentes.
Enquanto um é voltado para fins estéticos e proibido pela Anvisa, o outro é um método contraceptivo aprovado e amplamente utilizado.
Diferenças entre o chip da beleza e o Implanon

Popularmente conhecido como chip da beleza, o implante hormonal subcutâneo contém substâncias como testosterona e outros hormônios andrógenos. Por isso, ele age na redução de gordura, aumento da disposição e melhora do ganho muscular, sendo usado puramente com finalidade estética. No entanto, em novembro de 2024, a Anvisa proibiu seu uso devido aos riscos à saúde, segundo o site Tá Saudável.
O Implanon, por sua vez, é um implante contraceptivo que contém apenas etonogestrel, um hormônio sintético semelhante à progesterona. Ele previne a gravidez ao inibir a ovulação e tem eficácia de até três anos. Diferente do chip da beleza, a Anvisa aponta como método contraceptivo seguro.
Com relação aos efeitos colaterais, ambos possuem. O chip da beleza, contudo, apresenta mais riscos à saúde.