Corrimento branco com e sem cheiro, com e sem coceira: o que é cada tipo

Apesar de ser normal na maioria das vezes, ele pode ter uma causa que merece atenção e tratamento

Embora ainda seja um tabu, o corrimento vaginal branco é um sintoma muito comum. Na maioria das vezes, aliás, ele não representa sequer algum problema de saúde. No entanto, ele pode ter também ser sinal de uma infecção.

Por isso, é importante saber diferenciar quando o corrimento é normal e quando merece avaliação de um médico. Entenda como abaixo de acordo com informações da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Corrimento branco é normal?

(Crédito: freepik/freepik)

Mais do que apenas a cor, é importante se atentar aos detalhes antes de decidir procurar ou não a ajuda de um especialista.

Corrimento branco sem cheiro e sem coceira

Apresentar um corrimento claro a esbranquiçado, sem cheiro forte e sem coceira é mais do que normal, faz parte da fisiologia. Afinal, ele nada mais é do que a lubrificação natural da vagina, que varia ao longo do ciclo menstrual por ação hormonal.

Sendo assim, ele não indica infecção. Além disso, pode aumentar na ovulação, durante atividade sexual ou com maior excitação. Nesses casos, mantenha sua rotina de higiene simples e apenas observe a evolução desse corrimento.

Corrimento branco com coceira

Em casos de um corrimento mais espesso, às vezes lembrando uma coalhada e que vem acompanhado de coceira intensa e ardor na vulva, há uma maior chance de relação com uma infecção, às vezes fúngica. A candidíase, por exemplo, é uma das opções mais comuns nesses casos. No entanto, é preciso um diagnóstico feito por um especialista para que seja realizado o tratamento adequado.

Corrimento branco com cheiro

Para o corrimento branco acompanhado de odor forte, por vezes descrito como “cheiro de peixe”, a infecção bacteriana é a causa mais provável. Nesses casos, pode haver o aumento do volume de secreção e odor, frequentemente percebido após relação sexual. É importante, contudo, uma avaliação para saber exatamente se há uma bactéria causando a infecção antes de se eleger o tratamento adequado.

Outros sinais que mudam o significado do corrimento branco

É importante estar atenta caso o corrimento venha acompanhado de outros sintomas como:

  • dor pélvica,
  • febre,
  • sangramento fora do período menstrual,
  • dor ao urinar/ao transar.

Além disso, se mesmo com o tratamento ele persistir, é importante voltar a consultar uma especialista para uma investigação mais aprofundada.

Saúde feminina