Dor no bico da mama é sinal de gravidez? Conheça outras possibilidades

Embora possa ser um sinal positivo, esse incômodo pode ter outras causas

O corpo de uma mulher costuma dar muitos sinais ao longo do mês. São comuns dores específicas e inchaços que podem estar relacionados a um fase do seu ciclo menstrual.

No entanto, alguns sinais podem despertar mais atenção e até desconfiança. Esse é o caso da dor no bico da mama que pode ser automaticamente vinculado a uma chance de gravidez. De fato, esse sintoma pode ter relação com um teste positivo, mas pode significar outras coisas. Entenda abaixo.

Como a gravidez pode causar dor no bico da mama?

(Crédito: stefamerpik/freepik)

Durante a gestação, mesmo antes de a mulher perceber sua menstruação atrasada, o corpo passar por muitas mudanças e o crescimento das mamas é uma delas. Por isso, não é incomum que uma gestante perceba os seios mais sensíveis. Além disso, há quem sinta a pele esticar e uma leve coceira no mamilo.

Isso ocorre porque o corpo começa a produzir quantidades maiores de hormônios como estrogênio e progesterona, que estimulam o crescimento das glândulas mamárias e aumentam a irrigação sanguínea na região. A aréola também tende a ficar mais escura e apresentar pequenas alterações na textura.

Outros motivos que podem causar dor no bico da mama

Apesar de ser um possível sintoma da gravidez, a dor no bico da mama também pode ter outras causas, como:

  • Alterações hormonais: assim como a gravidez, a menstruação altera os níveis de hormônios importantes, o que pode deixar os seios mais sensíveis;
  • Fricção com roupas ou sutiãs inadequados: tecidos ásperos ou peças apertadas podem causar desconforto na região;
  • Eczema: nesse caso, a dor pode estar acompanhada do surgimento de pequenas bolinhas na pele, vermelhidão e pele seca;
  • Infecção: candidíase mamária, foliculite e mastite, por exemplo, podem causar dores, inchaço, febre e até formação de pus.

Como saber se a dor está relacionada à gravidez?

Para ter certeza de que a dor no mamilo está relacionada à uma gestação, então, o mais indicado é fazer um teste de gravidez, seja o exame de farmácia ou o exame de sangue (beta-hCG). Caso dê negativo e a sensibilidade nos mamilos persistir, é sempre recomendado procurar um médico para avaliar a situação.

Saúde feminina