5 exames de sangue que as mulheres deveriam acompanhar

Esses exames podem ajudar a prevenir diversos problemas de saúde

Cuidar da saúde vai muito além de tratar uma doença quando ela surge. O segredo, na verdade, é a prevenção. Por isso, existe uma lista de exames de sangue que as mulheres devem fazer com regularidade.

Veja abaixo quais são eles de acordo com o vascular Dr. Daniel Benitti.

Exames de sangue importantes para mulheres

exames de sangue para mulheres
(Crédito: freepik/freepik)

Ferro, ferritina, transferrina e saturação de transferrina

“Hoje a deficiência de ferro nas mulheres é enorme. Tem um estudo com mais de 4mil mulheres que mostrou que as mulheres com ferritina abaixo de 30, mesmo com a hemoglobina normal, num período de 14 anos, tem um risco 58% maior de morte”, explica.

Vitamina D

Ela é fundamental para o funcionamento do organismo da mulher. Sendo assim, manter as taxas adequadas ajudará no funcionamento dos principais hormônios.

Magnésio

De extrema importância para a função cardiovascular, para saúde óssea e também para o metabolismo da glicose.

Hemoglobina glicada

“Se ela apresenta níveis elevados, significa que a hemostasia da glicose não está boa”. Ou seja, não há um equilíbrio da glicose no sangue, o que pode acarretar em doenças e no envelhecimento precoce do seu corpo como um todo.

Homocisteína

Se estiver elevado, indica que seu corpo não está fazendo corretamente o processo de metilação. Isso aumenta o risco de infarto, derrame e doenças cardiovasculares, Alzheimer e osteoporose, por exemplo. Além disso, na gestação, pode causar problemas na formação do cérebro do bebê.

Saúde