Chorar, rir e espirrar são reações normais ao orgasmo feminino: entenda o motivo

Embora pareçam não ser comuns, posturas assim têm uma explicação biológica

Quando pensamos em orgasmo, a sensação de prazer é a mais esperada. No entanto, o clímax sexual pode vir acompanhado muito mais do que apenas isso.

Chorar, dar risada e até espirrar, por exemplo, estão entre as reações comuns do orgasmo feminino, e apesar de parecerem estranhas à primeira vista, fazem parte do funcionamento natural do corpo. Entenda abaixo!

Reações comuns, mas pouco faladas, do orgasmo feminino

(Crédito: senivpetro/freepik)

Como tudo em nosso corpo, o orgasmo é gerado por uma série de hormônios e, com isso, algumas emoções podem aflorar. O choro após o sexo, assim como o riso, surgem devido a uma quantidade enorme de endorfina, adrenalina, noradrenalina, ocitocina, estradiol e andrógeno, que causam um pico de emoção e relaxamento. Além disso, o alívio físico após o esforço no sexo pode causar esses sintomas.

No entanto, essas não são as únicas reações. Um estudo de 2017 publicado no “Sexual Medicine Reviews”, periódico da ISSM (International Society for Sexual Medicine), por exemplo, listou a possibilidade de perda temporária de sensibilidade e do movimento (catalepsia), dor facial ou no ouvido, coceira, ataque de pânico, crises convulsivas e até espirros.

Há, contudo, uma reação que merece cuidado. Conhecida como disforia pós-coito (DPC), ela é caracterizada por uma sensação de tristeza, sensação de vazio e outros sentimentos ruins que não costumam estar relacionados ao sexo. Nesse caso, é importante procurar um especialista para analisar a raiz dessa questão.

Sexo