Localizado no departamento de Sololá, o Lago de Atitlán é uma das atrações turísticas mais visitadas da Guatemala. Com profundidade de 340 metros, é considerado o lago mais fundo da América Central.
Lago de Atitlán: um dos mais lindos do mundo
Além de ser considerado o lago mais bonito do planeta, com uma área total de 126 km², o Lago de Atitlán já foi apontado como uma das sete maravilhas do mundo e motivos não faltam para você visitar a área.
O Lago de Atitlán foi formado há cerca de 84 mil anos, como resultado de uma erupção vulcânica. Possui águas que variam do azul profundo a verde e está a 1,5 mil metros acima do nível do mar.
Toda a área próxima ao Lago de Atitlán é um espetáculo a parte. Ele é rodeado por colinas, vulcões e florestas densas que atraem turistas que amam caminhadas que promovem contato direto com a natureza.
Ao longo do passeio é possível observar uma grande variedade de pássaros, por exemplo, e admirar os chamados “Três Gigantes”: os vulcões Atitlán, Tolimán e San Pedro, às margens do lago, que formam uma paisagem impressionante.
Quem visita o Lago de Atitlán pode ainda conhecer os municípios próximos, com características bastante distintas. Santa Cruz la Laguna e San Pedro são calmos, mas muito populares entre os turistas. Já Panajachel, com atmosfera festiva, é o local mais famoso de Sololá.
É possível chegar a San Pedro, Santa Clara la Laguna e o resto das aldeias próximas ao Lago de Atitlán por terra. No entanto, como a opções de hospedagem em Panajachel são geralmente maiores, a forma mais prática de conhecer a área é por meio de um barco que leva os turistas para as cidades vizinhas.
A viagem da Cidade da Guatemala, capital do país, ao Lago de Atitlán demora cerca de duas horas e quarenta minutos.