Muito além do centrinho histórico: 7 passeios para fazer em Paraty

Localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro e também próxima do estado de São Paulo (307 km da capital), Paraty é uma cidade que une história, praias paradisíacas, natureza deslumbrante e grandes atrações culturais. Tanto que a região foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio histórico e natural da humanidade.

Quem visita Paraty obrigatoriamente passeia pelo centro histórico, rico em informação e charmosa arquitetura. A cidade conseguiu preservar sua paisagem original, emoldurada por casarões e igrejas.

Por ali é proibido circular de carro, mas quem aproveitar a caminhada vai conhecer lugares como a igreja de Santa Rita, além de curtir os bares e restaurantes locais. Mas a cidade tem muito mais a oferecer aos turistas. Confira algumas dicas de passeios para fazer em Paraty:

Cachoeira do Tobogã

Atração imperdível, a queda d’água é conhecida por ter uma pedra por onde a água cai – como se fosse um toboágua natural. Os turistas curtem a Cachoeira do Tobogã com uma prática bem simples: basta sentar-se no topo da pedra e ir deslizando pela superfície da formação rochosa até a água.

Trilhas em Paraty

É grande a opção de trilhas disponíveis em Paraty, que faz com que a cidade seja ideal para quem não abre mão de manter o contato com a natureza durante as férias. A região é cercada por montanhas da Mata Atlântica, parques e reservas ecológicas que possibilitam caminhadas e prática de aventura. É através das trilhas, inclusive, que se pode chegar às praias mais bonitas de Paraty.

Praias de Paraty

Praia do Cepilho, em Paraty
jantroyka/Getty Images/iStockphoto

Paraty abriga mais de 100 praias e ilhas deslumbrantes e, portanto, seria impossível listar as que merecem uma visita. Mas vale saber que as mais populares são: Praia de Trindade, Praia da Lula, Praia Vermelha, além das ilhas, como a Comprida e a Duas Irmãs.

As praias da cidade são afastadas do centro, podendo ser acessadas por passeios de trilhas ou barcos. Mas o deslocamento vale a pena: com águas límpidas em tons de esmeralda, abrigam peixes, tartarugas e até mesmo golfinhos.

Por ter águas calmas e de temperatura agradável, o mar de Paraty ainda atrai turistas que gostam da prática de mergulho, vela e canoagem.

Caminho do Ouro

História e caminhada combinam o passeio imperdível. Trata-se de um percurso de quase 4 km na Estrada Real que, durante os séculos 17 e 18, era usada para escoar o ouro de Minas Gerais para o Oceano Atlântico.

Saco do Mamanguá

https://www.instagram.com/p/CNqITikAaA3/

A incrível vista do encontro entre uma grande entrada de mar em meio a altas montanhas rochosas é obrigatória para quem visita Paraty. Quem quiser conhecer o Saco do Mamanguá pode alugar uma lancha ou fazer um passeio de barco até a região. Há também uma opção de trilha, mas que não deve ser feita sem um guia local.

Cultura em Paraty

Paraty é muito conhecida pelas artes que tomam suas ruas
dabldy/Getty Images

Além de suas belezas naturais e sua história, Paraty também é conhecida por seus antiquários e lojas de arte, além de abrigar diversos festivais e atividades culturais, sendo a FLIP a mais famosa delas.

A Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre final de junho e início de julho, período do ano em que a cidade fica mais cheia, e reúne escritores e leitores interessados em debates sobre literatura.

Gastronomia em Paraty

É possível encontrar restaurantes italianos e franceses, mas o carro-chefe é a culinária local. Peixes e frutos do mar são as grandes estrelas das refeições e podem vir acompanhados de banana da terra, farofa, palmito pupunha e muitas outras opções. Os preços são variados e cabem em todos os bolsos.

Praias incríveis para visitar no Brasil