Qual é a melhor época do ano para visitar o Pantanal? Pontos da novela se destacam!

por | maio 20, 2022 | Viagem

O remake da novela ” Pantanal” vem aguçando a curiosidade do público quanto às paisagens incríveis do bioma de mesmo nome, que é o conhecido como a maior planície alagável do planeta. O Pantanal é registrado como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, e concentra locais paradisíacos, ideais para aventuras ou dias de descanso. Conheça melhor este destino.

Onde fica o Pantanal?

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, a área estimada do Pantanal ultrapassa 150 mil quilômetros quadrados. O número representa 1,76% da área total do território brasileiro, configurando o menor bioma do país.

Mesmo sendo “pequeno”, o bioma reserva ampla diversidade em fauna e flora. São 3.500 espécies conhecidas de plantas, 463 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 espécies de peixes de água doce. Segundo dados do ministério, o Pantanal apresentava 83,14% de sua área total com cobertura vegetal remanescente.

Paisagem do Pantanal.
Juliana Kawasaki/Getty Images/iStockphoto

Localizado na região Centro-Oeste, 65% do território pantaneiro se encontra no Mato Grosso do Sul, enquanto os outros 35% estão no Mato Grosso. O bioma também se estende pelas fronteiras do Paraguai e da Bolívia.

95% do território é formado por áreas particulares, como fazendas — algumas servindo de palco para as cenas do remake da novela. O restante do território é protegido por meio de UC (Unidades de Conservação) ou RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural). A seguir, confira algumas cidades e pontos de interesse para visitar no Pantanal.

Aquidauana

O município de Aquidauana, que fica a 141km de Campo Grande, foi uma das bases da novela. O território é marcado como ponto de transição, que denota o fim da serra e começo da planície pantaneira.

O principal ponto de interesse para fãs da novela é a região da Nhecolândia, que fica às margens do Rio Negro. O local é apenas uma das 11 microrregiões pantaneiras, que conta com baías e salinas deslumbrantes.

Passeio de barco guiado pelo Rio Aquidauana.
Sloot/Getty Images

Na Nhecolândia, impera o turismo ecológico, que envolve trilhas, observação de aves e um passeio pela antiga estrada boiadeira, que dá acesso às fazendas, hoteis, pousadas e pesqueiros da região. Outro destaque são as praias do Rio Negro, que marcam cenas de natureza da novela, e passeios de barco pelo Rio Aquidauana.

Mirante morro do Paxixi em Aquidauana, Mato Grosso do Sul.
Sonia Anelli/Getty Images/iStockphoto

Mais um ponto de interesse no roteiro pela cidade é o Morro do Paxixi, que fica a 25km da cidade. É por meio dele que os peões Joventino (Irandhir Santos) e João Leôncio (Renato Góes) avistam seu novo lar quando chegam ao Pantanal.

Para conhecê-lo, é necessário pegar uma trilha, que mesmo longa, rende vistas belíssimas do mirante e até banhos de cachoeira.

Pantanal de Miranda

Passeio de barco pelo Rio Miranda.
Sloot/Getty Images

Outra microrregião do Pantanal, a cidade fica a 60km da última parada, e concentrou algumas das principais cenas gravadas com Juliana Paes e Almir Sater.

No Pantanal de Miranda, o foco está nos passeios ecológicos. Há oportunidades de excursão pelo Pantanal, de barco, a fim de explorar o ecossistema pantaneiro e ficar próximo de suas belezas naturais.

Também há fazendas na região, que além de servirem como hospedaria, podem oferecer experiências únicas aos visitantes. Vale lembrar que além das paisagens naturais, muito das gravações da novela ocorreu em seis fazendas pelo Mato Grosso do Sul.

Ninhais do Pantanal

Vários ninhais podem ser observados no Parque.
Leonardo Milano / ICMBio / Divulgação

Esse destino, em específico, é muito especial por agradar os fãs de observação de aves, mas não é aberto a visitantes.

Os ninhais se encontram dentro do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, que fica no município de Poconé, a 102km de Cuiabá. O local, criado em 1981, se dedica à proteção da flora, fauna e recursos hídricos da região, além de desenvolver pesquisas científicas pelo viés ecológico, climático e de preservação de recursos.

Para conhecê-lo, é preciso solicitar uma licença especial a título de divulgação científica. O acesso é feito apenas com autorização prévia do parque, que se destina a preservação e observação ambiental.

A melhor época do ano para conhecer a região pantaneira é entre maio e setembro, quando há menos chuvas na região. A partir de dezembro, uma grande quantidade de mosquitos toma a região, além de um calor intenso. Além de programar bem a sua viagem, o ideal é conversar com um guia turístico conhecedor da região, que poderá orientar o seu grupo para a melhor forma de organizar seu passeio.

Passeios pelo Brasil