5 dicas para manter saudável a alimentação do seu filho nas férias

Saiba como aproveitar o período de férias escolares mantendo saudável a alimentação da sua criança

A férias escolares chegaram e é comum que muitos pais e mães se questionem acerca dos limites do que é ou não permitido aos filhos nessa época do ano.

A rotina de alimentação é costuma ser um dos principais tópicos. Afinal, “estragar” hábitos construídos ao longo do ano ou privar os filhos de um período que deveria ser leve?

Nenhuma das duas opções. É possível manter hábitos saudáveis sem abrir mão do prazer e da praticidade.

Alimentação saudável de crianças nas férias

(Crédito: August de Richelieu/Pexels)

1. Mantenha uma rotina flexível, mas organizada

Mesmo nas férias, manter horários aproximados para as refeições ajuda a evitar beliscos constantes ao longo do dia.

Não precisa ser rígido, mas estabelecer café da manhã, almoço, lanche e jantar, por exemplo, traz mais equilíbrio e segurança para o cotidiano da criança que está longe da escola.

2. Aposte em lanches saudáveis e atrativos

(Créditos: Freepik)

Outra dica valiosa é trocar alimentos ultraprocessados por opções mais nutritivas, como frutas cortadas, iogurte natural, bolos caseiros e sucos naturais.

Além disso, apresentar os alimentos de forma divertida também estimula o interesse das crianças – que pode virar hábito mesmo quando voltarem às aulas.

3. Inclua a criança no preparo das refeições

(Crédito: PNW Production/Pexels)

Convide seu filho para ajudar na cozinha! Esta é uma estratégia que ajuda a aumentar o interesse por alimentos saudáveis, principalmente enquanto ele estiver em casa.

Deixá-lo lavar frutas, misturar ingredientes ou escolher legumes para a refeição é um ato que também fortalece o vínculo familiar.

4. Equilibre, não proíba

alimentação saudável criança
(Créditos: Freepik)

Férias também são momentos de exceção: sorvetes, doces e fast food podem aparecer, desde que com moderação.

5. Dê o exemplo

(Crédito: freepik/freepik)

As crianças aprendem muito observando os adultos. Por isso, manter uma alimentação equilibrada e demonstrar prazer em comer bem, assim como mostrar a importância de todos se sentarem para fazer as refeições juntos, são formas mais interessantes de incentivar bons hábitos para o resto da vida.

Filhos