Cintia Rosa usou as redes sociais para fazer um desabafo. A atriz revelou que seu filho de oito anos foi vítima de racismo na escola. Além de explicar o caso, a artista destacou a importância da educação antirracista para combater o preconceito e incentivou outros pais a dialogarem sobre o assunto em suas casas.
Cintia Rosa desabafa sobre filho ter sofrido racismo
https://www.instagram.com/p/CGh6S4znyMa/
O pequeno Bento, filho de Cintia Rosa e Chico Salgado, foi vítima de racismo na escola. Segundo a atriz, o menino foi chamado de “macaco” por outra criança. Ela iniciou o relato avisando que esse era um assunto “revoltante e delicado”, mas que precisava ser discutido.
“As pessoas acham que isso não existe mais, e que a questão da educação antirracista faz com que as crianças estejam antenadas a essa questão, e não é verdade”, começou.
“Isso é inadimissível! Conversem com seus filhos, tenham cuidado com outras crianças, falem sobre diversidade, falem sobre colorismo, falem sobre a história do Brasil”, disse a atriz. Cintia lamentou o ocorrido, ressaltando que esse tipo de situação não costuma vir por iniciativa dos pequenos. “Infelizmente, às vezes a criança que falou não tem nem noção do que ela de fato falou, mas eu sei que isso vem de alguém (…) porque a criança é o fruto do meio”.
https://www.instagram.com/p/CdLO7oHuQ08/
“Não é possível que ainda em 2022 uma criança de oito anos seja insultada por suas características, por sua cor, ou por sua família, ou por sua etnia, ou por sua opção, qual que seja”, desabafou.
Por fim, a atriz ressaltou que não irá admitir que o episódio se repita e concluiu o relato pedindo respeito. “Eu educo meu filho para ser respeitoso e eu quero que ele seja respeitado também”.
“Não podemos abaixar a nossa guarda”
Indo mais a fundo na questão racial, Cintia Rosa desabafou sobre a forma como o tema sempre vem à tona. “Eu não queria estar falando disso, eu queria estar falando de outras coisas, de alegria, de moda, de trabalho, mas a gente sempre tem que voltar no mesmo assunto”.
“Por que a gente não pode abaixar a nossa guarda?”, questionou a atriz. “Quando a gente acha que essa questão da educação antirracista está começando a funcionar, aí a gente toma outro tapa na cara e vê que o trabalho é muito, muito longo”.
Confira o relato completo de Cintia Rosa no vídeo abaixo.
https://www.instagram.com/p/CdGqsVCAyjx/
Vários famosos manifestaram apoio à Cintia e repudiaram o caso. A influenciadora Luana Xavier deixou um recado de apoio à amiga. “Não vou dizer que estou chocada porque infelizmente esse ainda é o nosso país. Mas envio daqui meu abraço imenso em ti e principalmente no Bento, esse menino doce que só merece receber amor”, escreveu.
Atrizes como Regina Casé, Ingrid Guimarães e Fabiula Nascimento também deixaram mensagens de carinho e suporte. “Exaustivo, triste e como sempre revoltante”, lamentou Lázaro Ramos.