adolescente

Psiquiatra lista 4 dicas para lidar com os filhos na adolescência da melhor maneira

Repleta de transformações físicas, emocionais e sociais a fase da adolescência costuma gerar desafios tanto para os jovens quanto para os pais.

Pensando nisso, recentemente a psiquiatra norte-americana Willough Jenkins, associada da Universidade da Califórnia, postou um vídeo citando alguns passos para os pais lidarem melhor com os filhos durante o período.

O objetivo da profissional é ajudar a fortalecer as relações e promover o desenvolvimento saudável dos adolescentes. Veja abaixo:

Como lidar com adolescentes

(Créditos: Freepik)

“O tempo a sós ainda importa”

Mesmo na adolescência, os jovens precisam de momentos de privacidade para organizar seus pensamentos, sentimentos e experiências, segundo a psiquiatra.

Por isso, a dica é respeitar esse espaço e legitimar a necessidade deles de se conhecerem melhor.

“Eles se sentem julgados, muitas vezes por você”

Adolescentes estão constantemente em busca de aceitação, mas também são muito sensíveis a críticas.

Dessa forma, Willough Jenkins também reforça a importância de escutar com empatia e evitar cobranças que façam o jovem se sentir inadequado ou incompreendido.

“O segredo é se manter presente, mesmo sem muita pressão”

adolescência como lidar
(Créditos: Freepik)

Estar presente na vida do filho adolescente vai além de saber onde ele está ou o que faz, mas mostrar interesse genuíno, sem forçar conversas ou controlar excessivamente.

“Seu silêncio pode parecer abandono”.

Quando os pais evitam falar sobre certos temas delicados, como emoções, conflitos ou mudanças, adolescentes facilmente podem interpretar esse silêncio como falta de apoio ou desinteresse, de acordo com a psiquiatra.

“Seja alguém que seu filho adolescente pode conversar, fazer perguntas e pedir conselhos”, conclui Jenkins.

Filhos