Bruna Massa é mãe de Noah, neto de Ratinho, que tem 7 anos e convive com hidrocefalia congênita
Mãe de Noah, neto do apresentador Ratinho, a psicóloga Bruna Massa refletiu recentemente sobre a maternidade atípica. Isso porque Noah tem hidrocefalia congênita e, aos 7 anos, convive com uma série de limitações – e, na postagem, Bruna falou sobre como ser mãe de uma criança atípica significa “escolher seu difícil”.
Mãe do neto de Ratinho fala da maternidade atípica

Usando o Instagram, a psicóloga Bruna Massa, nora do apresentador Ratinho, falou sobre como é ser mãe atípica. A profissional é mãe de Davi (2) e Noah (7), e se divide entre os cuidados típicos do primeiro filho e os atípicos com o segundo filho, que tem limitações de movimento, fala, cognição e mais.
Segundo ela, ser mãe atípica significa sempre “escolher seu difícil”. “Na maternidade atípica, não existe caminho fácil. Existe o difícil de se entregar por inteiro e esquecer de si mesma. E o difícil de cuidar de si sem se sentir culpada. Existe o difícil de controlar tudo e se esgotar. E o difícil de aceitar que não se tem controle sobre tudo”, disse ela, continuando a descrever a vivência.

“Existe o difícil de fingir que está tudo bem… E o difícil de olhar para as próprias feridas e pedir ajuda. Ambos são difíceis, mas um te adoece e o outro te fortalece. Não e sobre romantizar. É sobre escolher com consciência. Escolher seu difícil é um ato de coragem. É decidir onde vai colocar sua energia psíquica e reconhecer que, para sustentar o cuidado com seu filho, você precisa aprender a se sustentar também”, declarou.
Por fim, ela fez uma reflexão sobre ser mãe de uma criança atípica. “A maternidade atípica exige muito, mas ela também pode revelar uma força que você nem sabia que tinha”, concluiu.
