vale tudo lucimar

Reivindicação de Lucimar por pensão em “Vale Tudo” faz buscas por Defensoria subirem no RJ

Um dos capítulos de “Vale Tudo” fez com que muitas pessoas aprendessem a buscar pelo aplicativo oficial do órgão para reivindicar pensões alimentícias

Em “Vale Tudo”, Lucimar (Ingrid Gaigher) finalmente decidiu buscar na Justiça o direito do filho, Jorginho (Rafael Fuchs), de receber pensão alimentícia do pai ausente, o porteiro Vasco (Thiago Martins).

Para isso, a personagem contou com Daniela (Jessica Marques), amiga e estudante de Direito, que a ensinou que dar início ao processo é mais fácil do que parece: bastou ela baixar o aplicativo “Defensoria RJ” no celular.

Mas o que está na ficção é cada vez mais recorrente na vida real — prova disso é que as buscas pelo atendimento no orgão aumentaram consideravelmente após a recente exibição do capítulo na Globo.

Lucimar usa aplicativo da Defensoria para cobrar pensão alimentícia

vale tudo lucimar e jorginho
(Créditos: Divulgação/Globo)

De acordo com os dados coletados pela Folha de São Paulo, os acessos ao aplicativo oficial da Defensoria Pública do Rio de Janeiro chegaram a 4.560 por minuto, marcando um verdadeiro recorde.

Dessa forma, o número representa um aumento de 300% em relação à média habitual, que normalmente fica em torno de mil acessos por minuto.

vale tudo vasco
(Créditos: Divulgação/Globo)

Além disso, no mesmo dia, houve crescimento também nos agendamentos pelo aplicativo: 1.148, sendo 70% acima da média diária registrada em 2025.

Como agendar atendimento no app Defensoria RJ?

  • Baixe o aplicativo “Defensoria RJ” no seu celular;
  • Cadastre seus dados pessoais para criar uma conta;
  • No menu principal, selecione “Agendar atendimento”;
  • Escolha a área de Direito de Família (que inclui pensão alimentícia);
  • Preencha as informações solicitadas e envie os documentos.
  • Acompanhe seu processo diretamente pelo aplicativo.

Vale lembrar que em São Paulo não existe um aplicativo específico como o da Defensoria do Rio, mas o atendimento também pode ser feito de forma online.

Basta acessar o site oficial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (www.defensoria.sp.def.br) e seguir as orientações para agendamentos de casos, inclusive os relacionados à pensão alimentícia.

Filhos