Superdotação profunda: o que é condição da pequena influenciadora Lulu?

por | out 1, 2024 | Filhos

Capacidade impressionante de se comunicar e improvisar da garotinha de 4 anos, famosa na web, tem explicação científica

A pequena Lulu, que tem 4 aninhos, foi oficialmente diagnosticada com superdotação profunda.

A garotinha é a filha mais velha de Maju Mendonça e Arthur Cardoso, que falaram na última segunda-feira (30) sobre a condição que a fez se tornar um fenômeno nas redes sociais e impressionar diversos seguidores com tanta inteligência e desenvoltura diante das câmeras.

Pequena influenciadora Lulu tem superdotação profunda

lulu superdotada
Lulu e o irmão (Créditos: Reprodução/Instagram @majumendoca)

De acordo com o casal, após muitas perguntas sobre o assunto, Lulu tem superdotação profunda. O diagnóstico veio após procurarem especialistas, visto que desconfiavam da condição há muito tempo.

“Não foi de uma hora para outra [que a gente percebeu]. A gente foi construindo um quadro que chamava atenção, como essa facilidade de se expressar, improviso, isso foi chamando nossa atenção e até mesmo de amigos”, explicou o pai, Arthur.

lulu superdotada
Família de Lulu (Créditos: Reprodução/Instagram @majumendoca)

Dessa forma, alguns outros detalhes fizeram mais sentido para o casal após o diagnóstico. Como exemplo, Maju citou a alta sensibilidade sensorial da garotinha, que, por exemplo, nunca conseguiu usar laços na cabeça porque sente dor e incômodo.

“Essa capacidade de se comunicar só apareceria com 8 ou 10 anos [se ela não fosse superdotada], mas apareceu com 2, é uma alta habilidade do caso dela”, concluiu Arthur.

O que é superdotação profunda?

Pessoas com superdotação profunda têm um funcionamento cognitivo excepcional. Ele aparece por meio de uma capacidade elevada de processamento de informações, pensamentos e criatividade, segundo o Centro de Pesquisa e Análise Heráclito.

Comportamentos como curiosidade e intensidade emocional também são características frequentemente observadas em crianças com superdotação profunda.

Filhos