10 erros que os pais cometem sem perceber ao colocar os filhos para dormir

O sono, assim como qualquer outra situação em que precisa haver rotina na vida de uma criança, exige persistência para que seja condicionado. Os pais precisam ter paciência e perseverança para não acostumar mal os filhos, fazendo com que adquiram hábitos que podem ser prejudiciais para sua saúde, aumentando também nos pequenos a dependência dos adultos.

Leia também:
Quantas horas de sono uma criança precisa ter?
Apneia infantil: por que a criança ronca?
Táticas para fazer o bebê dormir

Por esse motivo, a revista Crescer listou os principais erros que os casais cometem quando chega a hora de dormir. Veja quais acontecem na sua família e tente adotar uma nova postura.

Sem rotina
Criança gosta e precisa de frequência para se sentir segura. O ideal é que a hora de ir para a cama seja precedida pelas mesmas ações, todos os dias.

Muito agito
Esses hábitos pré-sono não devem incluir atividades que deixem os pequenos ainda mais despertos, como brincadeiras ou esportes agitados e até mesmo programas de televisão violentos. Entre as atividades que podem relaxar, além de tomar um banho, ler um livro.

Sempre no colo
Um dos erros mais cometidos é ninar a criança e deixá-la adormecer no colo. Seu filho precisa dormir no local onde deve acordar. Assim, se despertar de madrugada, não deve estranhar onde está dormindo, nem buscar ou chamar a pessoa que o fez dormir. O mais indicado é se despedir com o boa-noite, com a criança ainda acordada na cama dela.

Macete de ninar
Se inventar qualquer das modas: sair chacoalhando no colo pela casa, empurrar pra lá e pra cá o carrinho de bebê ou passear de carro com o pretexto de fazer a criança dormir, nunca mais vai se livrar desses artifícios. A dica é estabelecer algum vínculo, como um ursinho de pelúcio, ou a ‘fraldinha’ de ninar.

Dorme na cama dos pais
Se seu filho assustado, chama pelos pais de madrugada, vocês adultos precisam dar atenção. Vá até lá e conforte-o, diga que está em segurança. Se ceder um dia e deixá-lo dormir na sua cama, pode fazê-lo acreditar que é só insistir sempre. Se ele for direto para sua cama, você até pode deixá-lo ficar um pouquinho, mas leve-o de volta para o quarto dele quantas vezes forem necessárias.

De luz acesa
É comum crianças terem medo do escuro, mas deixar a luz acesa altera a produção do hormônio melatonina, que induz o sono. Para acalmar, deixe uma tomada de luz baixa, que ilumina o caminho, caso seu filho acorde de madrugada. Luz de cor azul tem efeito calmante. Para as crianças que não se importam, o melhor é apagar todas as luzes.

Com a TV ligada
Além do som da televisão e a luz prejudicarem a qualidade do sono, as crianças precisam aprender a pegar no sono sozinhas, sem nenhum artifício ou subterfugio.

Refeição extra
A necessidade de se alimentar durante a noite ou madrugada é uma das coisas que mais atrapalham o sono dos pequenos. Se a criança tem fome, os pais devem verificar se as refeições no restante do dia ou a última mamada da noite estão sendo suficientes.

Briga e chantagem
Nunca, jamais invente situações negativas ou ameaçadoras para conseguir convencê-lo sobre o sono, como histórias do bicho-papão ou fantasminha camarada. Ficar brava ou irritada na hora de colocar seus filhos para dormir também não é bom, pois eles podem associar esse momento a algo negativo.

Dorme de dia e não à noite
Sonecas diurnas são necessárias até um período inicial da vida da criança, que dura alguns meses. Inicialmente, esse sono se divide em duas etapas: de manhã e depois do almoço. Depois, em um momento apenas durante o dia e, à medida que seu filho cresce, a necessidade de dormir enquanto o sol está no céu diminui.