10 melhores alimentos para gravidez saudável

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Além de evitar o ganho de peso exagerado, manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para garantir a formação dos órgãos e o bom crescimento ósseo do bebê.

Leia também
Inchaço na gravidez: médico lista 8 dicas para controlar o problema 
Produtos de beleza para grávidas: lista dos proibidos e dos liberados 
Grávida pode comer pimenta? E canela? Especialista explica   

Segundo a nutricionista funcional Patrícia Davidson, uma boa alimentação também é fundamental para fornecer energia para as atividades metabólicas do corpo da futura mamãe, que ainda está se ajustando às mudanças da gravidez. 

Alimentação saudável na gravidez 

A obstetra Claudia Roxo explica que a gestante deve manter uma dieta balanceada com proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais em seis refeições diárias.

Veja na galeria de fotos quais alimentos não podem ficar de fora do cardápio da futura mamãe:

Feijão: rico em proteínas, ferro, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas e fibras, o feijão está na lista dos melhores alimentos para gestantes. O ferro ajuda a compor a ingestão diária de ferro necessária para uma gestação saudável.

Cereais integrais: segundo a nutricionista funcional, os cereais integrais também estão na lista dos alimentos liberados durante a gravidez. Ricos em fibras, eles evita o intestino preso, problema comum durante a gestação.

Ovos: além de ser rico em proteínas, o ovo é rico em vitaminas e em colina, um nutriente que favorece o crescimento do bebê. Os ovos também são fonte de ferro, nutriente essencial na gestação.

Pão integral: o pão integral é a melhor opção para as futuras mamães. Além de ser rico em fibras, o que auxilia o bom funcionamento do intestino e combate o colesterol ruim.

Iogurte: além de ser rico em cálcio, essencial para a formação dos ossos e dentes, o iogurte são ricos em proteínas e probióticos, conhecidos como bactérias do bem, que equilibram a flora intestinal e favorece o funcionamento do intestino.

Sardinha: boa fonte de ômega 3, a sardinha fornece as gorduras essenciais para o desenvolvimento cerebral do feto. Além disso, também é fonte de ferro, fósforo, magnésio e vitaminas A, B, D, E e K.

Laranja: além de ser fonte de vitamina C, fundamental para a absorção de ferro, a laranja fornece minerais, como cálcio, fósforo e potássio, e é rica em fibras.

Salmão: o salmão também é alimento aliado da saúde da gestante e do bebê porque é rico em ômega 3, que favorece desenvolvimento do feto, e proteína. O atum também é uma boa opção para o cardápio das gestantes.

Couve manteiga: também importante fonte de ferro, a couve também é rica em cálcio e vitamina C, o que aumenta o poder de absorção do ferro pelo organismo. A couve também é rica em fibras, betacaroteno, potássio e ácido fólico.

Brócolis: assim como outros alimentos com folhas verdes escuras, o brócolis é rico em ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas. A ingestão do ácido fólico é importante porque auxilia na formação do corpo do bebê.