15 coisas que só mãe de menina é capaz de entender

Ser mãe de menina não é mamão com açúcar. Os conflitos vividos no processo de autonomia de uma garota não são poucos. No fim, as mães entendem que as relações com suas filhas também não são estáticas e que, se mantiverem a comunicação fluindo, há potencial tremendo para uma ligação extraordinária. É o que revela reportagem divulgada pelo portal de notícias norte-americano The Huffington Post.

Lei também:
Quero engravidar de menina. Como definir o sexo?
Higiene do bebê: 10 dicas para limpar meninos e meninas
20 melhores nomes para bebê e seus significados

Filhas adolescentes podem ser irritantes e irritar muito, mas também representarem a maior fonte de alegria, amor e felicidade que uma mãe pode ter!

Hábitos que só a mãe de uma menina conhece:

1. Sua filha pode ir de “te amando muito” para “te odiando muito” já

E novamente, outra vez ao contrário, antes mesmo que você possa contar até três. Não é fácil ver uma menina que ainda te chama de “mamãe” de repente se tornar o Wolverine só porque você disse não. Ou, porque simplesmente não-entendeu-nada. Sim, mulheres têm muitas mudanças de humor (aposto que já ouviu comentário parecido sobre você).

2. Uma filha sempre será a garotinha do papai
Pais sempre pensam que podem corrigir tudo o que aflige suas filhas. Freud dedicou a vida a explicar estas relações de proximidade entre pais e filhos. A ligação da filha com o seu pai sempre será o eixo central de suas vidas pessoais. Isso nunca vai mudar.

3. Meninas são capazes de fofurices a todo momento
Em algum momento uma filha vai levar para casa um coelho, um gatinho de rua, um passarinho, ou porquinho-da-índia ou qualquer outra pequena criatura fofa que foi abandonada, encontrada, “angariada”, principalmente, por sua tendências sócio-ambiental-humanitária.

4. Mimimi é coisa de menina e o chororô é frenquente
As meninas caem em lágrimas, por brigar com seus irmãos, de duas a três vezes por dia. Depois, com suas primas, pelo menos duas vezes por semana e, mais tarde, com suas melhores amigas, aproximadamente, a cada três semanas.

5. Você não pode consertar tudo, e sua filha gostaria que você parasse de tentar
A essência do amor de uma mãe é proteger e nutrir. E mesmo nós sabemos que os melhores técnicos em seus treinos praticam, mas mantém a boca fechada durante o jogo. A ideia é ensiná-la a fazer escolhas inteligentes para si, e não passar a vida sussurrando o que fazer em sua orelha.

6. Elas deixarão de ser pequenas garotas para virar jovens mulheres
O truque é saber quem está no controle do corpo neste momento: a jovem que alugou um vestido pra formatura semana passada ou a que assiste ao Bob Esponja achando muito divertido? A filha útil que ontem à noite lavava a louça sem ser solicitada pode muito rapidamente virar seus olhos para o que você está vestindo. As alterações de humor são impressionantes, muitas vezes, numa mesma conversa. Das lágrimas chorosos à raiva assassina a um membro da família, assim, de repente. Pense sobre isso, há uma forte semelhança com a menopausa.

7. Ou você se acostuma a perder, ou perdeu!
Filhas vão emprestar suas roupas, é inevitável. O problema é que parece que seria muito melhor se você nunca fosse lhe pedir suas peças volta. Outra novidade a se acostumar: em breve, elas arrancaram mais elogios quanto à sua beleza que você.

8. É melhor deixar o pai para ensiná-la a dirigir
Ensinar uma adolescente a dirigir é algo que os pais deveriam começar e as mães terminar. Não que os pais sejam mais pacientes ou mais inteligentes ou melhores condutores. É que, como mães, não temos a mesma motivação para explicar sobre mecânica ou aconselhar sobre condução.

9. O melhor que você pode esperar é que elas cometam seus próprios erros, não repitam os seus
Palestras, avisos, histórias de falhas comuns, mas que ficaram em um lugar profundo de seu coração, podem impedi-la de fazer as coisas por si só. Tudo porque estamos convencidas de que os perigos de hoje são muito maiores dos que vividos por nós. Você só precisa confiar que ela faça escolhas inteligentes. E quando não o fizer, que ela saiba que você ainda vai amá-la e vai fazer o seu melhor para corrigi-lo, porque isso é o que as mães fazem.

10. Há definitivamente uma lei da física que diz que uma porta fechada do quarto deve permanecer fechada
Durante anos, toda a família pode ter se reunido todas as noites para fazer lição de casa e assistir à TV. Mas isso vai mudar. Uma vez que uma menina se torna um adolescente, ela vai cada vez mais querer se esconder em seu quarto. Você pode estranhar, mas a barreira física não é um obstáculo no caminho do crescimento, e sim uma parte necessária dele mesmo.

11. É OK para elas terem segredos, mesmo que você se sinta magoada por ter sido mantida longe deles
Você quer ouvir todos os detalhes de seu dia escolar, mas ela gostam de manter algumas coisas para si mesma. Na verdade o que elas gostam de fazer é contar tudo para suas amigas, em vez de para nós. Apesar de não ser sua best friend do momento, esta parte do processo de independência não é uma coisa ruim.

12. O sexo não é uma palavra proibida
Comece a falar com sua filha sobre sexo, enquanto ainda criança, mas usando a linguagem apropriada para a idade, é claro. Explique como o corpo de uma menina muda, como ela se sentirá, etc. Mas, além de ensiná-la sobre o ato do sexo, mais tarde, lhe ensine a diferença entre o jogo do sexo e a intimidade. O sexo em um relacionamento amoroso é muito diferente do que um caso de uma noite.

13. Dieta é uma palavra proibida
Pare de neurotizar sobre peso e dieta quando sua filha estiver por perto. A imagem corporal é algo muito importante na vida das meninas pré e adolescentes. Elas ficam na frente do espelho por horas, tentando decidir sobre o melhor jeans. Espere que sua filha seja saudável, se exercite e aprecie o quanto uma boa comida pode complementar a sua vida. Não fale sobre dieta, converse sobre manutenção da boa saúde.

14. Quando não está dormindo, ela está falando com seus amigos
Quando ela não está falando com seus amigos, ela estará dormindo. Como Virginia Woolf disse uma vez, “algumas pessoas vão para sacerdócio, outros para a poesia, eu, para os meus amigos”. Assim são as garotas. Quando você pensa que sua filha está dormindo, ela estará provavelmente no chat com um amigo. E isso é normal.

15. Mulher é um bicho em constante transformação
Ela vai tingir o cabelo – e as paredes do banheiro junto – a qualquer momento. Um dia você entra em casa e ela mudou o desenho das sobrancelhas, você vai à praia e percebe que ela já recorre à depilação. Ser mãe de menina é se acostumar com a transformação de uma borboleta que sai do casulo!