Amanda Dias Almeida
Do Bolsa de Bebê
Aos 3 anos seu filho já é capaz de chutar bola, andar na ponta do pés… Estimular brincadeiras como essas é importante para ajudar na sua formação.
Leia também:
Excesso de peso das mochilas pode causar lesões
Aprenda a fazer um lanche saudável para as crianças
Baixa estatura da criança pode ser indicativo de doenças
Também é o momento ideal para desenvolver na criança bons hábitos alimentares, que serão levados para a vida toda. É quando você deve oferecer novos sabores e texturas. Seu filho não gosta de legumes? Experimente uma receita diferente. Inclua ingredientes que ele aceita bem e insista para que conheça aquele jeito novo de apreciar a comida.
O Dr. Roberto Cooper, pediatra, dá algumas dicas para as mamães:
Brincadeiras e estímulos
Brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança. Apesar do fascínio que os brinquedos “industrializados” exercem sobre as crianças (e adultos!), brinquedos e brincadeiras “antigos” produzem estímulos muito saudáveis. Procure um equilíbrio entre a modernidade fascinante e os brinquedos tradicionais que já foram mais do que testados e aprovados.
Seu filho já é capaz de (desenvolvimento da criança)
– andar na ponta dos pés
– pular e se equilibrar em um pé por até 5 segundos
– subir e descer escadas alternando os pés
– chutar bola para frente
– pegar, um grande número de vezes, bola arremessada que quica no chão antes de chegar à criança
Dê olho na alimentação
Dos 3 aos 6 anos a criança deve continuar a ser estimulada a comer de forma diversificada e colorida. Quanto maior o estímulo para novos gostos, cores, temperaturas e texturas, maior a chance da criança desenvolver bons hábitos alimentares.