3 aspectos do cocô do bebê pedem muita atenção e podem indicar problemas

por | nov 22, 2017 | Gravidez e bebês

As fezes do seu bebê podem dizer muito sobre a saúde dele e é muito importante que você preste atenção nelas. Além da idade, os aspecto irá depender também da alimentação e, especialmente, da ingestão ou não de leite materno. Listamos 3 características de cocô do bebê que podem ser sinais de alerta.

Cocô do bebê: anormalidades

Líquido

Se as fezes estão líquidas e isso está acontecendo com frequência, pode ser sinal de diarreiaia. Caso o sintoma não suma em um ou dois dias, procure o pediatra porque pode ser que o pequeno esteja sofrendo com alguma infecção. Os bebês que tomam leite em pó ou já comem outros alimentos ficam mais vulneráveis, pois a diarreia pode ser viral ou bacteriana ou decorrente do consumo exagerado de frutas ou sucos.

Sangue

A presença de sangue pode significar que o bebê está com prisão de ventre. Preste atenção se ele tem dores abdominais, fica irritado e se barriga está dura. Além de sangue, as fezes aparecem nas fraldas como pedrinhas. Outro fato pode ser alergia ao leite de vaca ingerido pela mãe, mesmo que o bebê seja apenas alimentado de leite materno. Ao aparecimento do sintoma o pediatra também deve ser consultado.

Esverdeado

Se ao abrir a fralda você encontra cocô verde e um pouco espumoso, fique alerta. Pode ser que durante a amamentação o pequeno esteja recebendo mais lactose do que gordura – isso pode acontecer se ele é trocado de mama antes que ela esvazie totalmente. O leite posterior é mais rico em calorias e ele aparece quase no fim da mamada. A cor verde pode ser também sinal de vírus ou de sensibilidade alimentar. Observe a criança por 24 horas e caso não tenha alteração no quadro, procure um pediatra.

Alimentação do bebê