Choro, gritos e muito estresse. Os momentos de birras das crianças são verdadeiro testes de autocontrole para os adultos.
Como os pequenos ainda estão formando as áreas de controle da emoção e entendendo as novidades do novo mundo, muitas vezes os gritos e choros parecem tsunamis e colocam a paciência dos pais em um verdadeiro teste.
Mantras para não estressar
Ao invés de gritar de volta com a criança, punir ela com castigos e até apelar para as “palmadinhas”, repita essas 4 frases como se fosse um mantra e respire fundo para não perde a calma.

1.” Isso passa”
Acredite, a fase de birras e choros irá passar. Conforme for desenvolvendo as habilidades emocionais, a criança passa a ter mais autocontrole e compreende que nem tudo acontece na hora e da maneira que ela quer.
2. “Quem é o adulto aqui?”
Não deixe se envolver pelas birras da criança e não aja pior do que ela. Sempre mantenha em sua cabeça quem é o adulto da situação. Você já sabe lidar com suas emoções e especialmente sabe que o que o pequeno está fazendo é fruto da sua imaturidade psicológica. Ele está aprendendo e você é quem deve ensinar da melhor maneira.

3. “É sono”
Acredite, as vezes a irritação da criança é por puro cansaço. Como o pequeno ainda está entendendo as sensações do corpo, ele não consegue “desligar” e descansar e, então, tudo passa a ser motivo de choro, a única ação que ela consegue fazer para se comunicar.
4. “Isso é para o bem dele (a)”
Não sinta culpa por não ceder aos caprichos do seu filho. Você sabe o que é melhor para a criança, então mantenha a postura. É possível ser firme sem que para isso precise usar a violência verbal ou física.
Disciplina dos filhos
- Supernanny dá dicas para educar filhos
- 11 erros que toda mãe comete pensando no bem dos filhos
- O que crianças pensam sobre palmadas: respostas chocam e fazem repensar