A diabetes gestacional é causada por uma alteração nos receptores de insulina, que se tornam mais resistentes à substância. Qualquer mulher pode desenvolver o quadro, mas algumas estão em maior risco e, por isso, precisam ficar atentas às formas de driblar o problema.
Fatores de risco para o diabetes gestacional:
- Idade superior a 35 anos
- Histórico familiar de diabetes
- Excesso de peso antes da gravidez
- Ganho excessivo de peso na gravidez
Uma das principais complicações que acompanha a diabetes na gravidez é o aumento do açúcar no sangue da mãe. Esse açúcar é passado ao bebê através do cordão umbilical, fazendo com que o pâncreas dele trabalhe mais e acumule mais gorduras.
De acordo com Dr. Alberto Guimarães, ginecologista e obstetra, isso pode fazer com que o bebê cresça mais que o esperado e, depois de nascer, precise de mais cuidados, pois pode ter hipoglicemia, além de ter mais chances de desenvolver obesidade e diabetes.

Sintomas
Os sintomas mais comuns da diabetes gestacional são característicos de qualquer gravidez, como sede constante, muito xixi, vontade de comer açúcar, entre outros. Por isso é importante que as mulheres, especialmente as que integram o grupo de risco, estejam atentas no pré-natal, entre 26 e 32 semanas, quando o descontrole nos receptores de insulina pode acontecer.
Precauções
A melhor maneira de evitar a diabetes gestacional ou identificá-la prontamente é contar com um acompanhamento médico, fazer periodicamente o exame de tolerância à glicose e seguir uma alimentação regrada e saudável feita por um nutricionista.
Alimentação na gravidez
- Fernanda Gentil revela o que comeu na gravidez para não engordar muito
- 7 formas de não engordar na gravidez que são saudáveis de verdade
- Grávida precisa comer bem: ideia de cardápio para os 9 meses