6 coisas que acontecerão ao seu corpo depois de uma cesárea e não te contaram

por | out 2, 2018 | Gravidez e bebês

Uma das consequências mais óbvias depois de passar por uma cesária é a cicatriz. Porém o que nem sempre é falado são os demais efeitos que essa operação desencadeia nos corpos das mães.

Não se preocupe, não é permanente e nem afetará sua qualidade de vida a longo prazo se você se recuperar de acordo com as instruções do seu médico. Mas conhecer as consequências ajudará você a se preparar melhor e evitar complicações. Aqui apresentamos 6 coisas pelas quais você vai passar após uma cesárea.

#1 Dor

De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), é normal sentir dor na ferida resultante de uma cesárea. É comum que o desconforto persista após o término do efeito anestésico e até mesmo durante 2 a 4 dias depois da alta do hospital.

Além de evitar esforços excessivos ou carregar algo mais pesado que o bebê, os médicos geralmente prescrevem analgésicos. É importante seguir o conselho dos profissionais, pois eles sabem se a medicação é segura para tomar durante a amamentação. Se você não quiser tomar remédios não tenha medo de consultar outras opções com seu obstetra.

#2 Amamentação

É possível amamentar depois de sair da sala de cirurgia com o seu novo bebê. O que você deve considerar antes de fazer isso é a posição. A Clínica Mayo recomenda que você pergunte ao seu médico ou enfermeiro qual é a melhor maneira de acomodar o seu filho, para que o peso não pressione a ferida cicatrizante.

#3 Vacinas

É mais provável que um recém-nascido adoeça, especialmente se os que o rodeiam não são vacinados. É por isso que é importante que você esteja em dia com suas vacinas antes de sair do hospital. Não só pela saúde do seu bebê, mas também pela sua.

As mães que acabaram de dar à luz (por cesária ou parto normal) devem ser vacinadas, especialmente contra a coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola e catapora.

#4 Coágulos

Uma cesárea pode aumentar as chances de formação de coágulos sanguíneos nas pernas ou órgãos localizados na pélvis. Isto pode vir a causar trombose ou embolia pulmonar, como explicado pela Mayo Clinic. As medidas para evitar esse cenário são simples: caminhar e beber líquidos constantemente.

#5 Constipação

Caminhadas e água não vão só ajudar a contornar possíveis coágulos. Após uma cesárea, você pode se sentir inchada e constipada. Como alguns analgésicos têm a constipação como um efeito colateral, permanecer bem hidratado e em movimento (sem exagerar e com assistência) é essencial.

#6 Sangramento vaginal

Após uma cesárea é normal ter corrimento vaginal e sangramento que pode durar entre 4 a 6 semanas, segundo o ACOG. Isso ocorre porque seu corpo irá remover qualquer resíduo do tecido que cobria o endométrio. Se a quantidade de sangue for excessiva ou te causar preocupação, não hesite em consultar o seu médico, porque nesse caso pode ser um sinal de infecção.

Saúde feminina

Original Author: Lilian Pérez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/lilian-perez
Original ID value: 207543
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/207543/6-cosas-que-le-pasaran-a-tu-cuerpo-despues-de-una-cesarea-y-no-te-habian-dicho