A criação de um filho é cheia de etapas, e cada uma tem o seu tempo certo: aprender a sentar, comer, andar, falar… Mas poucas delas geram tanta ansiedade nos pais quando o momento em que o filho vai deixar de usar fraldas.
Esta ansiedade, muitas vezes, é repassada para a criança, que é a parte mais afetada no processo. Na ânsia de ajudar, os pais podem acabar atrapalhando o desfralde, o que pode gerar consequências futuras para o desenvolvimento psicológico do filho.
Erros no desfralde
Como explica a psicóloga Márcia Tosin em seu perfil Criação Neurocompatível no Facebook, não existe criança “atrasada” no desfralde, pois a fralda não pode ser tirada, mas sim deixada.
O desfralde respeitoso acontece de forma natural. A criança é protagonista, e os pais devem agir apenas como acompanhantes, não como disciplinadores. Por isso, os erros a seguir é que são os responsáveis por atrasar todo o processo:
1. Antecipar o desfralde
Pais que tentam decidir o momento do desfralde no lugar dos filhos geralmente têm problemas. Não adianta estipular uma meta ou aproveitar o verão para tirar as fraldas: enquanto a criança precisar delas, é melhor usá-las.
2. Elogiar
Parece irresistível celebrar o feito com palavras de elogio ou recompensas. Mas, segundo a psicóloga Márcia Tosin, estas formas de incentivo “enviam a mensagem errada porque atestam que ela tem controle da situação e, como ela está em processo de desenvolvimento do controle dos esfíncteres urinário e anal, tudo o que ela não precisa é de ‘motivação’ para experimentar o fracasso”.
3. Brigar
É justamente por não ter controle da situação que a criança não deve ser considerada culpada, mesmo que os pais acreditem que ela faz de propósito. Reagir com agressividade ou demonstrar nojo pode gerar traumas desnecessários.
4. Apressar a criança
O coitadinho mal aprendeu a usar o vaso e muitos pais já pedem que ele faça “rapidinho”. Mas as crianças precisam de paciência neste momento – vale até levar um livrinho para o banheiro e ficar com ela o quanto for preciso.
5. Quebrar privacidade
Quando a criança é incentivada a fazer xixi ou cocô na frente de outras pessoas que não são os pais, acaba ficando exposta. Por isso,nem sempre o desfralde coletivo na escola é uma boa opção.
6. Esperar criança pedir
Se a criança já fica sem fraldas, mas ainda está aprendendo a se controlar, é papel dos pais perguntar se ela quer ir ao banheiro ao notar qualquer sinal suspeito.
7. Atrapalhar desenvolvimento motor
A psicóloga também afirma que fazer o bebê andar antes da hora segurando as mãos dele para cima ou usando um andador pode prejudicar o desenvolvimento motor da criança e afetar a área pélvica, decisiva para o controle das necessidades.